Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Bicicleta infantil inovadora tem três rodas que se mesclam em duas automaticamente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/05/2005

Bicicleta infantil inovadora tem três rodas que se mesclam em duas automaticamente
O velocípede do presente é bem mais high-tech do que os anteriores.
[Imagem: Purdue University]

Velocípede ou bicicleta?

Desde quando todos éramos crianças, o contato infantil com "seu próprio veículo" se dava por meio de um velocípede.

Só depois vinha a bicicleta, devidamente equipada com as duas rodinhas laterais, que impedem que os pequenos se esborrachem no chão e desistam do aprendizado do equilíbrio necessário para andar em duas rodas.

Agora, um grupo de engenheiros da Universidade Purdue, Estados Unidos, fez um projeto inovador de bicicleta, que não apenas impede que a criança caia, mas também a ensina a andar em apenas duas rodas sem que o pai precise ficar segurando a bicicleta enquanto o filho aprende a pedalar e se equilibrar.

Rodas que se fundem

À primeira vista a bicicleta de aro 16, batizada de Shift ("mudança"), mais se parece com um velocípede "modernoso" do que com uma bicicleta. Mas é só aparência.

Quando a criança começa a ganhar velocidade e a se equilibrar, as duas rodas traseiras se mesclam, fundindo-se numa só. Se ela diminui a velocidade, as rodas voltam à situação anterior, evitando que a criança caia.

Criada pelo professor Scott S. Shim e pelos seus alunos Ryan Lightbody e Matt Grossman, o projeto venceu o IX Concurso Internacional de Projetos de Bicicletas, que aconteceu em Taiwan, com a participação de 853 competidores de 56 países.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos
  • Tecnologia Automotiva
  • Impressão 3D
  • Design

Mais tópicos