Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Portal das Conferências de Ciência, Tecnologia e Inovação está disponível

ABIPTI - 06/06/2005


No novo portal, criado pela ABIPTI, é possível encontrar informações sobre os grandes temas nacionais e subtemas relativos à Ciência, Tecnologia e Inovação, debatidos durante os Seminários Temáticos Preparatórios, realizados pela entidade no último mês de março.

Os temas das Conferências Regionais são relacionados aos assuntos de interesse nacional, levando em consideração as demandas e interesses regionais.

Os internautas também podem conhecer a metodologia definida para a realização das conferências, acompanhar datas e decisões das reuniões preparatórias - inclusive dos seminários realizados nos Estados -, e obter os contatos dos responsáveis pela organização em cada uma das regiões.

A página está aberta à participação de todos os setores e atores envolvidos e interessados nos eventos regionais. Eles antecedem a 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), evento promovido pelo MCT que acontecerá de 24 a 27 de outubro de 2005, em Brasília (DF).

A partir das discussões, propostas e trabalhos apresentados nas Conferências Regionais, será exposta a situação e a importância da CT&I para o desenvolvimento regional. Os resultados também servirão como subsídios para a Conferência Nacional.

A primeira conferência, da região Norte, ocorre de 29 de junho a 1º de julho, em Manaus (AM). A previsão é de que, até o mês de agosto, todas as cinco tenham sido realizadas.

A ABIPTI é uma das instituições responsáveis pela articulação e organização das conferências regionais, juntamente com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), que abriga a organização da CNCTI, e das secretarias estaduais de C&T e fundações de apoio à pesquisa.

Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, secretário-executivo da ABIPTI, ressalta a importância das conferências regionais e o papel desempenhado pela entidade na concretização da iniciativa. "O assunto desigualdades regionais tem de ser debatido para resultar em mudanças nas formas de atuação das agências, do governo federal, dos governos estaduais, municipais, das universidades".

Ele lembra que, na 2ª CNCTI, realizada em 2001, assim como ocorre nesta terceira edição, a Associação também foi responsável pela organização dos encontros regionais e publicação dos resultados.

"Elas são de grande importância. Espero que as regiões aproveitem essa oportunidade e, além dos temas básicos da conferência, insiram um tema horizontal, que é inovação e desenvolvimento regional", conclui Lynaldo Cavalcanti.

Para conhecer o novo site, veja link no quadro Para Navegar, abaixo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas

Mais tópicos