Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô com visão de 360º estará na Estação Ciência

Estação Ciência - 02/02/2006

Robô com visão de 360º estará na Estação Ciência

Entre os dias 9 e 12 de fevereiro a Estação Ciência, em São Paulo, receberá uma visita muito especial: um robozinho com visão de 360º, capaz de enxergar obstáculos e seguir alvos.

O aparelho foi totalmente desenvolvido pela equipe do prof. Dr. Jun Okamoto Jr., do Laboratório de Percepção Avançada da Escola Politécnica da USP. A equipe também estará presente na Estação para demonstrar a criação, os principais conceitos envolvidos no seu desenvolvimento e também a importância nas possíveis aplicações do invento em diversas áreas do cotidiano humano.

Os olhos do robô são na verdade compostos de uma filmadora e um espelho convexo, e o robô está ligado por uma rede sem fio a um computador Pentium III. Para que o robô possa entender o mundo à sua volta, o programa que o comanda é essencial e também foi totalmente escrito pela equipe da USP. O objetivo é que, com o desenvolvimento do equipamento, ele possa realizar tarefas cada vez mais complexas e com cada vez mais autonomia.

O robô, com formato cilíndrico, tem 30 centímetros de diâmetro e 40 centímetros de altura. Três rodas de ação coordenada são responsáveis pelo movimento do robô, evitando que ele gire em torno de seu próprio eixo.

Os robôs estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Muito do desenvolvimento nesta área vem ocorrendo dentro de universidades. O Laboratório de Percepção Avançada (LPA) da Escola Politécnica da USP trabalha há vários anos na pesquisa e desenvolvimento da robótica e tem colaborado com avanços recentes em visão omnidirecional, que permite ao robô enxergar 360º e sua aplicação em robótica móvel.

Será apresentada na Estação Ciência, uma aplicação desenvolvida pelo grupo do LPA que permite ao robô seguir um percurso demarcado no chão, utilizando para isso sua visão omnidirecional. Ao mesmo tempo, o robô é capaz de desviar-se de obstáculos que encontra pelo caminho através de seus sensores de ultra-som, num processo semelhante ao que guia os morcegos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Visão Artificial
  • Robôs
  • Fotônica
  • Imagens 3-D

Mais tópicos