Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Destaques e Imagens

NASA apresenta a Carruagem Lunar, a versão século XXI do jipe lunar

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/11/2007

NASA apresenta a Carruagem Lunar, a versão século XXI do jipe lunar

A NASA apresentou o primeiro protótipo do "jipe lunar" do século XXI, que deverá ajudar na missão de explorar a Lua. Bem maior do que os jipes da missão Apolo, o novo veículo lunar está sendo colocado na categoria de "caminhão lunar". Ele deverá voar a bordo dos foguetes Ares, quando a agência espacial retomar a exploração da Lua, prevista para o ano 2018.

Carruagem Lunar

Batizado de Carruagem, o novo veículo lunar já atende a todas as exigências impostas pelo novo programa de exploração lunar, nos critérios de capacidade de carga, autonomia operacional, capacidade de trafegar por qualquer terreno e velocidade.

A tarefa de projetar e construir o caminhão lunar não foi fácil. Com objetivos bem mais ambiciosos do que a simples coleta de amostras do solo, como aconteceu com o jipe lunar da missão Apolo, os cientistas tiveram que tomar decisões bastantes difíceis - Qual o número ideal de rodas para um veículo lunar? Os astronautas deverão ficar sentados ou de pé? Ele deve manobrar como um carro terrestre ou há exigências diferenciadas durante uma missão espacial?

Protótipo 1g

Para avaliar se as respostas dadas a essas questões foram as mais adequadas, os engenheiros da NASA construíram esta primeira versão para testes na Terra, chamada de 1g, o que significa que ela tem as características de robustez necessárias para operar na gravidade da Terra. Um veículo lunar que efetivamente seja mandado em uma missão pode ser bem mais leve, já que deve operar sob a condição 1/6g.

A Carruagem Lunar foi projetada para ser flexível, podendo carregar astronautas com diferentes especialidades, tarefas e equipamentos, diferentes tipos de cargas e ferramentas, além de aparelhos científicos e amostras que serão recolhidas.

Caminhão lunar

Seu chassi é reconfigurável, podendo servir como um caminhão lunar não-pressurizado, com a tripulação subindo a bordo utilizando roupas tradicionais de astronautas, ou como um veículo pressurizado, mediante a instalação de uma pequena cabine.

A versão 1g da Carruagem Lunar pesa duas toneladas, peso que será reduzido à metade na versão 1/6g. Mesmo com essa redução na massa, a versão realmente lunar conseguirá carregar até 6.000 quilogramas de carga, enquanto a versão terrestre consegue levar apenas 1.000 quilogramas. Na Lua, a Carruagem conseguirá atingir velocidades de até 20 quilômetros por hora e poderá subir por inclinações de até 25 graus. Sua faixa operacional alcançará 100 quilômetros.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Foguetes
  • Corpos Celestes
  • Robôs Espaciais

Mais tópicos