Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Confira a agenda de ciência e tecnologia de 26 de julho a 1º de agosto

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/07/2014


Computação

A Sociedade Brasileira de Computação realiza, de segunda (28) a quinta (31), o 34º Congresso da SBC (CSBC 2014), em Brasília.  O evento é organizado pelo Departamento de Ciência da Computação (CIC) da Universidade de Brasília (UnB) e pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Tem o apoio da Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Itamaraty e da Comissão Europeia.

O encontro tem por objetivo promover e incentivar trocas de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissionais da computação, além de ser espaço para a exposição de trabalhos científicos, palestras, cursos e debates de cunho acadêmico e social.

Mais informações aqui.

Matemática

Entre segunda-feira (28) e sexta (1º), o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCTI) realiza, pela primeira vez, em Florianópolis, um encontro que reúne os 200 alunos com melhor desempenho no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Promovida desde 2005 pelo instituto, a olimpíada tem como objetivos incentivar o estudo da matemática e revelar talentos. O grupo foi selecionado dentre os 4.500 participantes do PIC.

Chamado de Encontro do Hotel de Hilbert (em homenagem a David Hilbert, um dos maiores matemáticos do século 20), o evento conta com palestras e oficinas, também minicursos, gincaninhas e jogos matemáticos.  

Semicondutores

A Ceitec, empresa de semicondutores ligada ao MCTI, estará presente, entre segunda e quarta, na conferência internacional Indin 2014. O evento reunirá, em Porto Alegre, especialistas, pesquisadores e profissionais da indústria e ocorrerá no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Na área de exposição, a Ceitec demonstrará a tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) aos visitantes, apresentando seu portfólio de produtos. Na ocasião serão apresentados circuitos integrados  – chips são voltados para diferentes aplicações, como identificação e rastreabilidade animal, logística, identificação veicular, entre outras.

Além do estande, será realizada a palestra “Semiconductor solutions for the development of the IoT in Brazil”, na terça-feira (29), às 15h, ministrada pelo presidente da empresa, Marcelo Lubaszewski.

Para saber mais sobre a Indin 2014 e sobre a sua programação, acesse o site do evento.

Inovação em educação

A Finep realiza, na quarta-feira (30), o 1º Workshop de Inovação em Educação. O evento, que acontece na sede da financiadora, no Rio de Janeiro, terá vagas limitadas e contará com palestras e debates de especialistas sobre o futuro da educação no país.

O workshop vai contar com dois painéis de discussão. O primeiro tem como tema “Políticas públicas inovadoras em educação” e o segundo tratará do “Mercado educacional moderno, seus desafios e, oportunidades de inovação”.

Confira a programação. Inscrições e informações por e-mail.

Inovação

A editoria da Revista Brasileira de Inovação recebe, até quinta-feira (31) de julho, artigos para a elaboração de um número especial sobre política industrial e inovação, a ser lançado em 2015. Os artigos devem ser resultados de pesquisas originais e inéditas, de natureza teórica ou aplicada, e alinhados aos temas definidos na chamada.

Serão aceitos trabalhos em português, inglês ou espanhol. Wilson Suzigan, do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp e Renato Garcia, do Instituto de Economia (IE), são os editores da publicação. Os trabalhos submetidos deverão se enquadrar em temas como: “Fundamentos da nova política industrial”, “Experiências de políticas industriais modernas” e “Política industrial e sistemas de inovação (nacional, setorial, regional, local)”.

Mais detalhes neste endereço ou por e-mail.

Tecnologias espaciais

Até sexta (1°) alunos de graduação de todo o Brasil estarão no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP), aprendendo sobre engenharia de sistemas, projeto, montagem, testes e operação de satélites.

 O Curso de Inverno 2014 – Introdução às Tecnologias Espaciais oferece aulas intensivas, visitas dirigidas e um estágio, oportunidade única de aproximação entre os experientes técnicos e engenheiros do Inpe e os futuros profissionais do país.

Gratuito, o curso vem sendo realizado todos os anos, no período das férias escolares de julho, para disseminar a tecnologia espacial e despertar o interesse dos jovens brasileiros pelo setor.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Exploração Espacial
  • Exploração Marítima

Mais tópicos