Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Anéis de Urano aparecem majestosos em nova imagem do Webb

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/04/2023

Nova imagem revela majestade dos anéis de Urano
Este é um zoom da imagem capturada pelo Webb, destacando 11 dos 13 anéis conhecidos de Urano.
[Imagem: NASA, ESA, CSA, STScI/J. DePasquale (STScI)]

Príncipe dos anéis

O telescópio espacial James Webb capturou uma imagem impressionante de Netuno, mostrando que Saturno não é o único gigante com anéis dignos de serem admirados.

A nova imagem mostra anéis impressionantes, bem mais majestosos do que os fracos anéis de poeira fotografados há quase 40 anos - os anéis de Urano só foram fotografados pela sonda Voyager 2, em 1986, e pelo Observatório Keck, usando óptica adaptativa. O Webb revelou também características brilhantes na atmosfera do planeta.

Urano tem 13 anéis conhecidos, e 11 deles são visíveis nesta imagem do Webb. Alguns desses anéis apareceram tão brilhantes na nova imagem que, quando estão próximos, parecem se fundir em um anel maior. Nove são classificados como os principais anéis do planeta, e dois são os anéis de poeira mais fracos (como o anel zeta difuso mais próximo do planeta). Os astrônomos esperam que as futuras imagens revelem também os dois anéis externos fracos que foram descobertos com o Hubble em 2007.

O sétimo planeta do Sol, Urano é único: Ele gira de lado, em um ângulo de aproximadamente 90 graus em relação ao plano de sua órbita. Isso causa estações extremas, já que os pólos do planeta experimentam muitos anos de luz solar constante, seguidos por um número igual de anos de escuridão total - Urano leva 84 anos para orbitar o Sol.

Atualmente, é o final da primavera para o pólo norte, que é visível na imagem - o verão do norte de Urano será em 2028. Quando a Voyager 2 visitou Urano era verão no pólo sul. O pólo sul está agora no lado escuro do planeta, fora de vista e voltado para a escuridão do espaço.

Nova imagem revela majestade dos anéis de Urano
A imagem também capturou muitas das 27 luas conhecidas de Urano (a maioria das quais são muito pequenas e fracas para serem vistas aqui); as seis mais brilhantes estão identificadas.
[Imagem: NASA, ESA, CSA, STScI/J. DePasquale (STScI)]

Atmosfera dinâmica

Esta imagem da câmera de infravermelho próximo do Webb (NIRCam) combina dados de dois filtros (1,4 e 3 micrômetros) que são mostrados em azul e laranja, respectivamente. O planeta apresenta uma tonalidade azul na imagem resultante - só recentemente soubemos porque Urano e Netuno têm diferentes tons de azul.

Quando a Voyager 2 olhou para Urano, sua câmera mostrou uma bola verde-azulada quase inexpressiva nos comprimentos de onda da luz visível. Com os comprimentos de onda infravermelhos e a melhor sensibilidade do Webb podem ser vistos muito mais detalhes, revelando como a atmosfera de Urano é dinâmica.

No lado direito do planeta há uma área brilhante no polo voltado para o Sol. Essa calota polar é exclusiva de Urano - ela parece aparecer quando o pólo entra em contato direto com a luz solar no verão e desaparece no outono; esses dados do Webb ajudarão os astrônomos a entender o mecanismo, atualmente misterioso.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Universo e Cosmologia
  • Exploração Espacial

Mais tópicos