Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Começa 71ª Reunião Anual da SBPC

Com informações da SPBC - 21/07/2019

Começa 71ª Reunião Anual da SBPC
Um aplicativo disponível para Android e iOS, chamado SBPC 2019 permite, entre outras funções, acessar toda a programação do evento e organizá-la em uma agenda com alertas.
[Imagem: SBPC/Divulgação]

71ª reunião da SBPC

Começa neste domingo, 21 de julho, a 71ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior evento de divulgação científica da América Latina.

Cerca de 15 mil pessoas são esperadas para participar das atividades que se realizam até o dia 27 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento é aberto a todos, mas a inscrição, que é gratuita, é obrigatória para quem tiver interesse em receber certificado.

Com o tema "Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social", o encontro contará com mais de 250 atividades e a participação de pesquisadores renomados, nacionais e internacionais, além gestores dos sistemas estaduais e nacional de ciência, tecnologia e inovação.

Além da programação científica tradicional, haverá atividades específicas na SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena e SBPC Educação. No total, serão realizadas 67 conferências, 59 mesas-redondas, 40 encontros, 16 rodas de conversa, 9 sessões especiais, 5 palestras, 4 assembleias e 3 oficinas. Além disso, serão oferecidos 44 minicursos, com carga horária de 8 horas, em diversas áreas do conhecimento.

Destaques da ciência e tecnologia no Brasil

O tema do evento deste ano permeará grande parte das discussões propostas na programação, como as sessões "Biodiversidade e bioeconomia: riscos, oportunidades e o impasse brasileiro", "Os impactos econômicos e sociais da ciência e tecnologia", entre outras, que debaterão o potencial da biodiversidade brasileira, a flora do Mato Grosso do Sul, as mudanças climáticas, a bioeconomia como projeto mobilizador nacional e a cooperação internacional em pesquisa.

A situação política atual do País será debatida em diversas sessões. Entre elas, serão apresentados balanços das ações do novo governo em C&T, Educação e em questões sociais. Estão programados ainda debates sobre "A crise da democracia no Brasil" e "Como a ciência pode contribuir para as políticas públicas".

As celebrações importantes da ciência em 2019 também terão sessões especiais, como uma homenagem aos 20 anos da Plataforma Lattes, ao Ano Internacional das Línguas Indígenas, os 150 anos da Tabela Periódica, os 250 anos de Alexander von Humboldt, os 50 anos da Descoberta dos Quark e o Centenário do Eclipse de Sobral, que confirmou a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein.

Entre os destaques da programação está o lançamento, no dia 22, da edição 2019 da Pesquisa de Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil, estudo realizado pela SBPC, junto ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O evento contará também com uma conferência do ministro Marcos Pontes, na sexta-feira, 26 de julho.

Sessão de pôsteres

A programação da Sessão de Pôsteres deste ano contará com 682 trabalhos, 449 dos quais relativos a pesquisas científicas, experiências e práticas de ensino-aprendizagem, submetidos por estudantes de graduação ou pós-graduação, professores de ensino superior, pesquisadores, profissionais, estudantes e professores de ensino básico e profissionalizante.

Outros 227 trabalhos foram encaminhados por 33 instituições para a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC). Na Sessão de Pôsteres, também participarão de forma especial seis vencedores da 16º edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Outras SBPCs

A SBPC Jovem acontece paralelamente à programação científica da reunião principal com o objetivo de promover a aproximação de estudantes e população geral com o conhecimento científico. Entre os destaques deste ano, está um planetário e mostras de astronomia e robótica.

A SBPC Afro e Indígena contará com mesas-redondas, conferências, rodas de conversas e oficinas, incluindo a exposição de "Cerâmica e fotografias de povos indígenas no Mato Grosso do Sul".

A SBPC Cultural será composta por diversas manifestações artísticas e culturais, como a apresentação teatral do Projeto Leishmania Não, o grupo musical Siriri de Corumbá e a Camareta Cordas da UFMS, entre outros.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos