Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Começa a reunião anual da SBPC em Manaus

Com agências - 13/07/2009

Começa a reunião anual da SBPC em Manaus

[Imagem: Divulgação]

Maior reunião científica do país

Em cerimônia realizada nas imediações do centenário Teatro Amazonas, em Manaus, na noite desse domingo (12), foi aberta a 61ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com a presença de cerca de 2 mil pessoas.

Durante os cinco dias do evento - a reunião vai até a próxima sexta-feira (17) - mais de 10 mil pesquisadores, professores, estudantes, empresários e gestores públicos deverão participar desta que é a maior reunião científica do país.

A programação do evento é extensa e inclui mais de 175 atividades, entre conferências, simpósios e a apresentação de cerca de 3 mil trabalhos científicos. Os participantes também poderão fazer um dos 49 minicursos que serão promovidos durante a SBPC (a programação completa está disponível no endereço www.sbpcnet.org.br/manaus).

Na abertura do encontro, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, destacou a ampliação do número de doutores formados no estado do Amazonas. "Este evento em Manaus trouxe pessoas de todo o país, mas, sobretudo, a atenção do Brasil para a ciência na Amazônia. O Amazonas, em particular, progrediu muito nos últimos anos nesse aspecto. Em 2000, o Amazonas tinha cerca de 250 doutores e hoje tem quase 1,5 mil."

Modelo de desenvolvimento para a Amazônia

O presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, disse que a 61ª reunião da SBPC representa um momento especial para a ciência brasileira e para a população da região. Entre os temas que serão tratados, Raupp destacou a biodiversidade da Amazônia e a conservação e utilização da floresta.

"Durante a semana, certamente superaremos a marca dos 10 mil participantes. Esse número é bastante significativo e com certeza são pessoas que vão contribuir com as discussões sobre ciência, modernização e avanço da sociedade. É importante que a população local aproveite oportunidades como essa e participe do evento", comentou, ressaltando que as sessões são abertas e gratuitas.

Segundo Raupp, a realização do evento pela primeira vez em Manaus - o tema do evento é "Amazônia: Ciência e Cultura" - é o marco de um momento especial vivido pela ciência brasileira, que poderá beneficiar os povos da Amazônia com desenvolvimento cultural e econômico e a construção de cidadania.

"Há esforços coletivos sendo feitos para a criação de um modelo de desenvolvimento da Amazônia que traga à sociedade independência econômica sem prejuízo ao meio ambiente. Com a contribuição do conhecimento científico - em especial aquele que é produzido na região -, esse modelo poderá levar o Brasil a uma situação inédita: tornar-se a primeira potência ambiental do planeta", disse Raupp.

Manutenção da vida no planeta

"A região é fundamental para a manutenção da vida no planeta. E, por isso, será preciso um esforço de todos para criar um novo modelo. O modelo de construção de riqueza de São Paulo, ou do Sul, não serve para a Amazônia. Não apenas por causa das diferenças geográficas, mas também porque o novo modelo deve ser criado em uma fase da sociedade na qual é impossível pensar em desenvolvimento sem sustentabilidade social e ambiental", afirmou.

Para o presidente da SBPC, a contribuição da ciência não ocorre apenas por meio dos trabalhos em laboratórios. "Os cientistas darão uma contribuição cada vez maior às políticas públicas de saúde, educação e meio ambiente. Por outro lado, em colaboração com o setor privado, seguirá produzindo conhecimento para gerar produtos e processos, tornando as empresas mais competitivas na região", disse.

Raupp destacou também o papel da ciência na anulação nos conflitos entre desenvolvimentismo e ambientalismo. "Com frequência cada vez maior assuntos relacionados à região tomam dimensões de debate nacional e geram radicalismos, que podem levar à criação de um antagonismo: uns querem transformar a Amazônia em cemitério, outros, em santuário intocado. A SBPC rejeita os dois radicalismos e propõe a conservação, possibilitando a interação dinâmica e sustentável entre os diversos biomas contidos na região", disse.

Pioneiro da genética brasileira e amigo da ciência

Durante a cerimônia de abertura do evento, o pesquisador e presidente de honra da SBPC, Warwick Estevam Kerr foi homenageado por suas contribuições científicas. Ele foi diretor-geral do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) de 1999 a 2002 e até hoje tem uma grande atuação na região amazônica. É considerado pioneiro na genética brasileira e um dos maiores especialistas em genética de abelhas do mundo.

Por motivos de saúde, Kerr não pode estar pessoalmente na solenidade e por isso gravou um depoimento de agradecimento em vídeo, que foi exibido pelos organizadores do evento. Atualmente o cientista mora em Uberlândia (MG).

Outro homenageado foi o governador Eduardo Braga, que recebeu de representantes da SBPC o título de governador amigo da ciência. De acordo com ele, a realização do evento em Manaus reflete o reconhecimento da SBPC em relação aos esforços que o estado e o país fazem para promover o desenvolvimento e o progresso da ciência na Amazônia.

"O Amazonas vem se esforçando para formar recursos humanos e, com isso, nos prepararmos para o futuro. Não vamos vencer os grandes desafios da Amazônia se não tivermos ciência e tecnologia para que nossos jovens e as futuras gerações. Nos últimos sete anos, o Amazonas formou mais doutores e mestres que formamos nos 35 anos que nos antecederam. Estamos convencidos de que é exatamente na formação de mestres e doutores que poderemos formar melhores jovens e prepará-los para o futuro", disse o governador.

Para o presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos, Hugo Valadares, a expectativa em relação à edição da SBPC deste ano é a melhor possível. "Ciência é para todos. Foi um grande acerto da SBPC trazer esta reunião para Manaus. A discussão sobre a Amazônia, de modo geral, tem sido muito marcante nos últimos tempos e o estado, como pólo de desenvolvimento atual, terá uma reunião exitosa."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas
  • Impactos sobre o Meio Ambiente

Mais tópicos