Plantão

Inpe lança concurso de fotos e vídeos de raios

Concurso de raios

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) está lançando um concurso inédito no Brasil.

Pela primeira vez será realizada no país uma competição para escolha das melhores fotos e melhores vídeos de raios.

O Brasil é campeão mundial em incidência do fenômeno, com mais de 60 milhões de descargas atmosféricas por ano.

Apesar da grande incidência são poucas as imagens de raios disponíveis no Brasil.

As primeiras fotografias de relâmpagos foram obtidas em torno de 1880. Após mais de um século, fotografar relâmpagos continua sendo uma tarefa difícil.

"O fato de nunca saber onde o raio vai acontecer dificulta a captura de imagem e, por isso, fotografar relâmpagos requer paciência. Contudo, se você for persistente, terá sucesso", afirma o coordenador do ELAT, Osmar Pinto Júnior.

Como fotografar relâmpagos

Com intuito de documentar o fenômeno, que é diferente nas diversas regiões do país, o Elat/Inpe recebe lançou o concurso "Momento Único - A Melhor Foto e Vídeo de Raios no Brasil".

Podem se inscrever fotógrafos e cinegrafistas amadores ou profissionais de todo o país.

Uma dica que pode fazer a diferença é tentar controlar o tempo de exposição, que para uma boa foto ficaria em torno de 30 segundos - o melhor tempo depende de alguns fatores como a luminosidade do local, por exemplo).

"Um erro comum é ficar movendo a câmera para diversas direções. Foque na tempestade e em uma direção. Aguarde, não desista, e observe também o que está ao fundo da imagem, pois isto ajudará a realçar a beleza intrínseca de um relâmpago", orienta o pesquisador.

Eletricidade atmosférica

Os ganhadores do melhor vídeo e da melhor foto serão anunciados na solenidade de abertura da 14ª Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica (Icae 2011).

Esta é a maior conferência mundial sobre raios, que acontece desde 1954 e será realizada pela primeira vez no hemisfério sul, na cidade do Rio de Janeiro, de 7 a 12 de agosto.

Os vencedores receberão uma passagem de ida e volta para o Rio e participarão do coquetel e solenidade de abertura.

Raio de História

O banco de imagens do concurso irá compor cenas do primeiro documentário sobre os raios no Brasil.

O filme "Fragmentos de Paixão - Que Raio de História", que está sendo realizado pelo Elat, será lançado em fevereiro de 2012. As gravações começam em agosto deste ano e irão contemplar os raios no contexto da história, cultura e ciência nacional.

A equipe deverá viajar por mais de 10 cidades de todas as regiões do Brasil para realizar as filmagens.

O regulamento do concurso está disponível na página www.inpe.br/elat, no link notícias/concurso.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas