Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Evento traz ao Brasil especialistas internacionais em supercondutores

Com informações da Agência Fapesp - 15/08/2011


Supercondutividade

Há exatos 100 anos o físico holandês Heike Kamerlingh Onnes (1853-1926) descobriu o fenômeno da supercondutividade.

A supercondutividade é uma propriedade física encontrada em determinados materiais que, em temperaturas extremamente baixas, apresentam resistência elétrica praticamente nula.

Desde então, o avanço do conhecimento gerou novos materiais supercondutores e novas aplicações, que têm potencial cada vez mais promissor, em especial no campo da eletro-eletrônica.

As pesquisas mais avançadas da atualidade na área são o tema da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Condutores e Supercondutores Anisotrópicos, que está ocorrendo em Lorena (SP), onde alguns dos principais especialistas do mundo no assunto estão interagindo com mais de 60 pós-doutorandos e alunos de pós-graduação do Brasil e do exterior.

O evento, que começou no dia 8 de agosto, segue com intensa programação prevista até a próxima sexta-feira (19/8).

Supercondutores anisotrópicos

A anisotropia é a característica das substâncias nas quais determinadas propriedades físicas variam com a direção.

"Os condutores e supercondutores anisotrópicos são materiais que conduzem a corrente elétrica de maneiras diferentes de acordo com a direção, diferentemente dos condutores isotrópicos, como o cobre, que conduzem a corrente da mesma forma para qualquer direção", disse o coordenador do curso, Carlos Alberto Moreira dos Santos.

Segundo o professor da EEL-USP, os supercondutores convencionais têm grande importância no desenvolvimento atual de tecnologias como eletrônica, trens de alta velocidade e aceleradores de partículas. Mas o conhecimento sobre supercondutores anisotrópicos ainda precisa ser aprofundado.

"Os supercondutores anisotrópicos têm estrutura cristalina mais complexa. Poderemos avançar muito nas aplicações tecnológicas se compreendermos melhor o processo de condução elétrica nesses materiais", disse.

Santos explica que o seu grupo em Lorena trabalha na área de condutores e supercondutores anisotrópicos, com a colaboração de pesquisadores do exterior, há cerca de oito anos. Mas, enquanto muitos alunos brasileiros são enviados a laboratórios no exterior, a vinda de pesquisadores e estudantes estrangeiros para o Brasil ocorre em escala bem inferior.

"Hoje, temos uma forte colaboração internacional, em especial com instituições norte-americanas. Em função dessa interação, percebemos que, além de enviar pesquisadores para o exterior, teríamos muito a ganhar se também trouxéssemos estrangeiros para a nossa instituição," afirmou.

Laços científicos

Entre os estudantes que participam da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), metade são estrangeiros, dos Estados Unidos, China, Índia, México, Argentina, Espanha e Alemanha. Há ainda participantes da própria EEL-USP e de outras instituições brasileiras.

"Esses estudantes aproveitam uma oportunidade única para interagir intensamente com alguns dos mais renomados especialistas da área no Brasil e no mundo. São duas semanas de dedicação integral. Além de minicursos, nos quais os palestrantes fazem um conjunto de apresentações, há conferências dedicadas a aprofundar determinados temas", disse Santos.

A programação prevê ainda a realização de meetings (encontros). "São horários reservados para discussões com grupos fora da sala de aula, na tentativa de ampliar essas relações internacionais. Nessa atividade, os pesquisadores podem, por exemplo, visitar laboratórios para verificar os equipamentos que poderão utilizar caso venham a ampliar a colaboração conosco", explicou.

O evento representa também uma oportunidade única para estreitar as relações entre os próprios membros da comunidade científica brasileira. "Ao longo do tempo, o grupo de supercondutividade no Brasil foi se dispersando", disse Santos.

Embora os contatos sejam feitos esporadicamente em grandes congressos de física, segundo o coordenador da escola, os especialistas em supercondutividade encontram grande dificuldade para se encontrar e interagir com mais proximidade.

"Quando começamos a entrar em contato com os especialistas mais renomados da área no Brasil para a realização da ESPCA, todos logo perceberam que seria uma oportunidade única para reunir o grupo no mesmo local", disse.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Supercondutores
  • Semicondutores
  • Metais e Ligas

Mais tópicos