Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Humanidade 2012 quer recolocar o homem no meio do ambiente

Com informações da Agência Brasil - 12/06/2012


Homem fora do centro

Foi lançado ontem no Rio de Janeiro o Humanidade 2012, um evento paralelo à Rio+20 cujo objetivo é recolocar o homem no centro das preocupações do desenvolvimento.

O vice-presidente da República, Michel Temer, quer ainda mais: segundo ele, o que se pretende é recolocar o homem no centro do universo.

Afirma-se que Galileu tirou o homem do centro do Universo, Marx o tirou do centro da história, Darwin removeu-nos do centro da vida e Freud nos tirou do centro de nós mesmos.

O movimento Humanidade 2012 parece estar temendo que o ambientalismo consiga retirar de vez o homem também do centro do meio ambiente.

Ecumênico

No lançamento do evento, no espaço denominado Catedral, montado no Forte de Copacabana, foi acionado um pêndulo para simbolizar uma ideia conjunta de humanidade.

Temer sublinhou a necessidade de que sejam feitas ações em conjunto, "reunindo todas as nacionalidades, tendências, concepções filosóficas, políticas, religiosas em um único centro".

O vice-presidente ressaltou que isso ocorre na Rio+20, onde há uma preocupação em dar ao homem o melhor das condições materiais, ou seja, o desenvolvimento. Temer deixou claro, entretanto, que essa preocupação se refere à preservação do homem para o futuro, e isso pressupõe a manutenção do meio ambiente. "É preciso preservar o meio ambiente. Mais uma vez, o homem está no centro dessas preocupações", disse.

Para o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, o Humanidade 2012 visa conciliar o desenvolvimento e a preservação, o crescimento econômico e a natureza, a intervenção do homem e o respeito ao meio ambiente.

Sustentabilidade equilibrada

O presidente da Fiesp, Paulo Skaff, lembrou que, além de respeito ao meio ambiente, a sustentabilidade significa o equilíbrio entre a economia e a área social.

"Crescimento sustentável é o respeito ao meio ambiente, mas também a busca do equilíbrio com desenvolvimento econômico e social, dando oportunidade às pessoas," afirmou.

Durante a solenidade, foi prestado um tributo ao ex-ministro de Minas e Energia, Eliezer Batista, considerado um dos precursores em relação à preocupação com o meio ambiente.

Batista foi um dos responsáveis pela criação da lei de incentivo fiscal ao plantio e reflorestamento no país e presidiu a mineradora Vale, antes da privatização, quando a empresa era denominada Companhia Vale do Rio Doce.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos