Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Lançamento do Discovery foi salvo no último segundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/02/2011

Lançamento do Discovery foi salvo no último segundo
"Esta vai para o livro dos recordes," disse o diretor de lançamento desta que será a última missão do ônibus espacial Discovery.
[Imagem: NASA]

Fresta de lançamento

Como adiantado na reportagem Discovery finalmente parte para sua última missão, o lançamento do ônibus espacial enfrentou problemas de primeira e de última horas.

Nesta madrugada, contudo, a NASA divulgou detalhes dos últimos incidentes, esclarecendo que a operação só pôde ser autorizada quando faltavam dois segundos - deixando não uma janela, mas uma "fresta de lançamento" de quatro segundos.

"O lançamento aconteceu após uma falha técnica de última hora [...] que deixou apenas quatro segundos na janela de lançamento e um limite prático de dois segundos, por causa dos requisitos de drenagem do tanque externo de combustível", disse a agência em nota.

Respiração suspensa

Minutos antes, ao fechar a porta de acesso dos astronautas, os técnicos quebraram um pedaço da cobertura de proteção da nave, que foi consertado a tempo com um kit de reparos de secagem rápida.

Mas na última checagem com os responsáveis pelos diversos sistemas, o diretor de lançamento Mike Leinbach recebeu um "No Go" do controle de segurança.

A contagem regressiva foi mantida em suspensão até os últimos instantes, enquanto os técnicos procuravam a causa do problema. A liberação veio quando faltavam dois segundos para o cancelamento do lançamento.

"Esta vai para o livro dos recordes", disse Leinbach, esclarecendo que a equipe trabalha em simulações que condicionam os operadores a lidarem com pressões até o último segundo, sem comprometer a missão.

"Leinbach precisava apenas de mais um segundo para autorizar o lançamento, então havia muita margem de segurança," brincou Mike Moses, chefe da equipe. Ainda assim, ele confessou: "Eu usei menos batimentos cardíacos nos últimos segundos da contagem regressiva."

Júlio Verne no espaço

O lançamento do ônibus espacial não foi o único acontecimento do dia no campo espacial.

Enquanto o tanque do Discovery acabava de ser abastecido, o cargueiro espacial europeu ATV-2, chamado Júlio Verne, acoplava-se automaticamente à Estação Espacial Internacional:

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Estação Espacial Internacional
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos