Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Lucy, a missão espacial com uma mensagem para os humanos do futuro

Katherine Kretke - SRI - 14/07/2021

Lucy, a missão espacial que nos lembra que um dia seremos fósseis
A sonda espacial Lucy visitará pelo menos oito asteroides diferentes.
[Imagem: NASA]

Uma Lucy rumo ao futuro

Na década de 1970, quatro sondas espaciais começaram suas viagens só de ida para fora do nosso Sistema Solar. Como os primeiros objetos construídos por humanos a se aventurarem no espaço interestelar, a NASA escolheu colocar placas nas sondas Pioneer 10 e 11 e discos de ouro nas Voyager 1 e 2 para servir como mensagens para qualquer viajante espacial alienígena que algum dia possa encontrar essas espaçonaves.

Continuando essa tradição, a espaçonave Lucy levará consigo uma placa semelhante. No entanto, como Lucy não se aventurará fora do nosso Sistema Solar, a placa é uma cápsula do tempo com mensagens para nossos descendentes.

Como a primeira missão aos asteroides troianos, a sonda Lucy irá pesquisar esta enigmática população de pequenos corpos celestes que orbitam o Sol além do cinturão de asteroides principal; presos pela gravidade de Júpiter e do Sol, eles se separaram e seguiram Júpiter em sua órbita.

Como esses asteroides nunca antes explorados são em muitos aspectos "fósseis" da formação e evolução dos planetas, a espaçonave Lucy foi batizada em homenagem ao ancestral humano fossilizado descoberto um ano após a Pioneer 11 começar sua jornada para fora do Sistema Solar. O nome de Lucy, por sua vez, foi inspirado na canção dos Beatles Lucy in the Sky with Diamonds.

Depois que a sonda Lucy terminar de visitar um número recorde de asteroides para uma única missão, em 2033 (8 asteroides em 6 órbitas independentes ao redor do Sol), a espaçonave continuará a viajar entre os asteroides troianos e a órbita da Terra por pelo menos centenas de milhares, senão milhões de anos.

É fácil imaginar que algum dia, em um futuro distante, nossos descendentes encontrarão Lucy flutuando entre os planetas. Portanto, a equipe escolheu colocar uma cápsula do tempo a bordo da espaçonave na forma de uma placa, desta vez não com mensagens para alienígenas desconhecidos, mas para aqueles [humanos] que virão depois de nós. A placa foi instalada na espaçonave em uma cerimônia nos laboratórios da empresa Lockheed Martin Space na última sexta-feira (9 de julho).

Lucy, a missão espacial que nos lembra que um dia seremos fósseis
Placa metálica com mensagens para nossos descendentes.
[Imagem: NASA]

Placa da sonda Lucy

Esta cápsula do tempo contém mensagens de membros proeminentes da nossa sociedade, indivíduos que nos pediram para contemplar o estado da condição humana, bem como nosso lugar no Universo. A NASA solicitou a esses líderes visionários que fornecessem palavras de conselho, palavras de sabedoria, palavras de alegria e palavras de inspiração para aqueles que poderão ler esta placa em um futuro distante.

Essas mensagens foram encomendadas a ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura, poetas reconhecidos dos Estados Unidos e outras figuras inspiradoras, incluindo os membros da banda que indiretamente inspiraram o nome da missão Lucy.

Para datar esta cápsula do tempo, a placa também inclui uma representação do Sistema Solar no dia do lançamento previsto da Lucy, 16 de outubro de 2021. Também está desenhada a trajetória original da espaçonave, viajando entre os enxames de troianos e a órbita da Terra.

A NASA colocou esta placa com a esperança de que a exploração espacial continue e, algum dia, os astroarqueólogos possam viajar entre os planetas e recuperar esta espaçonave como um artefato dos primeiros dias, quando a humanidade deu seus primeiros passos para explorar nosso Sistema Solar.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sondas Espaciais
  • Corpos Celestes
  • Universo e Cosmologia
  • Exploração Espacial

Mais tópicos