Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Luva robótica controla tremores de pacientes com Parkinson

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/03/2018

Luva robótica controla tremores de pacientes com Parkinson
O pesquisador Yue Zhou demonstra o protótipo da luva para supressão de tremores.
[Imagem: Paul Mayne]

Luva contra tremores

Esta luva robótica foi projetada para atenuar os tremores involuntários típicos de doenças neurológicas, como Parkinson, ou mesmo do envelhecimento natural.

"Se você olhar para alguém com Parkinson que tem tremores, perceberá que a pessoa tem tremores em todo o seu corpo, mas são os dedos que realmente impedem que eles realizem as atividades da vida diária," detalha a pesquisadora Ana Luisa Trejos, da Universidade Ontário Ocidental, no Canadá.

A luva robótica dá firmeza aos dedos, mas não impede os movimentos: Em vez de tentar reprimir os tremores, o aparelho rastreia o movimento voluntário; quando a pessoa tenta executar uma determinada tarefa, a luva acompanha a ação, minimizando os efeitos do tremor.

"Nossas luvas não suprimem todos os movimentos, que é o que a maioria dos sistemas de tecnologia de vestir fazem. Esses dispositivos realmente impedem que eles executem a ação que estão tentando executar e as pessoas têm que agir contra isso," compara Trejos. "Nossas luvas na verdade permitem que o movimento voluntário ocorra e, ao mesmo tempo, evita que o tremor ocorra."

Para isso, cada luva precisa ser customizada não apenas para cada paciente, mas para cada uma das mãos do paciente.

A luva propriamente dita pesa apenas 129 gramas e todo o sistema é alimentado por um único motor de corrente contínua de 2 watts, permitindo que uma bateria seja suficiente para um longo tempo de operação.

Com o sucesso no desenvolvimento da parte eletrônica e do software, a equipe agora pretende miniaturizar o equipamento para torná-lo mais fácil de ser incorporado no dia a dia das pessoas.

Bibliografia:

Artigo: Design and validation of a novel mechatronic transmission system for a wearable tremor suppression device
Autores: Yue Zhou, Michael D. Naish, Mary E. Jenkins, Ana Luisa Trejos
Revista: Robotics and Autonomous Systems
Vol.: 91, pp. 38-48
DOI: 10.1016/j.robot.2016.12.009
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biomecatrônica
  • Robôs
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos