Robótica

Microrrobô bioinspirado flutua para monitorar água

Microrrobô bioinspirado flutua para monitorar água
O objetivo é desenvolver microrrobôs para monitoramento de grandes reservatórios de água. [Imagem: Zhang et al/ACS]

Robô flutuante

Andar sobre as águas pode ser o sonho de muitos humanos, mas este é exatamente o modo de vida de alguns insetos aquáticos.

Como são muito leves, eles exploram a tensão superficial da água para obter um apoio que os permite mover-se com grande rapidez e eficiência.

A "leveza" desses insetos já inspirou pesquisadores a criar robôs que andam sobre a água antes, e também alguns que andam sobre a água e a terra.

Xinbin Zhang e seus colegas do Instituto de Tecnologia Harbin, na China, além de atualizarem tecnologicamente o conceito, adotaram algumas soluções ligeiramente diferentes, de forma a ganhar em robustez.

Modelo numérico

O novo microrrobô flutuante possui dez pernas super-hidrofóbicas, para sua sustentação, e duas pernas de impulso, acionadas por dois micromotores de corrente contínua.

Microrrobô bioinspirado flutua para monitorar água
O uso de apenas duas das pernas para movimentar o robô simplificou o projeto e tornou o robô flutuante mais leve. [Imagem: Zhang et al/ACS]

Além de sua alta velocidade, a variação no funcionamento de um dos motores dá ao robô uma grande capacidade de movimento, com curvas bastante suaves.

Os cientistas criaram um modelo numérico que descreve a interface entre as pernas parcialmente submersas e a interface ar-água.

O modelo permitiu aprimorar o mecanismo tanto das pernas de sustentação quanto da força exercida pelas pernas atuadoras.

Monitoramento de águas

O objetivo é desenvolver microrrobôs para monitoramento de grandes reservatórios de água.

Em vez de sensores fixos, os pequenos robôs poderão coletar dados de áreas maiores, além de dados adicionais sobre ventos e correntes.

Os pesquisadores afirmam que, com a miniaturização crescente, logo será possível incorporar microcâmeras a esses robôs, que usarão o mesmo sistema de comunicação e transmissão de dados que as redes de sensores remotos.

Bibliografia:

Bioinspired Aquatic Microrobot Capable of Walking on Water Surface Like a Water Strider
Xinbin Zhang, Jie Zhao, Qing Zhu, Ning Chen, Mingwen Zhang, Qinmin Pan
Applied Materials & Interfaces
Vol.: 3 (7), pp 2630-2636
DOI: 10.1021/am200382g




Outras notícias sobre:

    Mais Temas