Nanotecnologia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/01/2014

Especial Microscópios: 3D óptico sem mexer no microscópio
Os pesquisadores levaram a microscopia óptica a uma nova fronteira sem mexer no microscópio propriamente dito - eles mudaram apenas a lâmina onde a amostra é colocada.
[Imagem: Katrin Heinze Lab]

Obtendo o eixo Z sem movimento

Para muitas disciplinas das ciências naturais é essencial não apenas ver as amostras grandemente ampliadas - células, por exemplo -, mas também ver sua estrutura inteira.

Há diversas técnicas de microscopia para analisar pequenas estruturas ou objetos diretamente, por meio de microscópios ópticos.

A desvantagem da maioria delas, contudo, é a dificuldade de analisar a profundidade de uma amostra - o seu eixo Z - a fim de obter uma imagem 3D.

Especialmente no caso de amostras opticamente sensíveis ou altamente dinâmicas - com movimento rápido - isso muitas vezes representa um problema sério.

Katrin Heinze e Kareem Elsayad, do Instituto de Pesquisas de Patologias Moleculares (IMP), na Áustria, contornaram esta dificuldade criando uma nova técnica de microscopia que permite capturar a terceira dimensão de forma rápida e sem mexer na amostra.

Para isso, em uma inovação incrivelmente simples, eles traduziram informações sobre a posição de marcadores fluorescentes diluídos na amostra em informações de cor.

Não precisando mais digitalizar a profundidade da amostra, a nova técnica gera a informação 3D precisa com a mesma velocidade necessária para a aquisição de uma imagem 2D, evitando que as condições do microscópio danifiquem a amostra.

Especial Microscópios: 3D óptico sem mexer no microscópio
À esquerda, padrão da geração de luz dos fluoróforos, permitindo a captura do eixo Z. À direita, uma célula de melanoma vista com a nova técnica.
[Imagem: Kareem Elsayad et al./Pnas]

Microscopia de fluorescência 3D

Na microscopia de fluorescência, corantes fluorescentes, chamados fluoróforos, são "ligados" ao receberem luz de um determinado comprimento de onda e, como consequência, passam a emitir luz de um comprimento de onda diferente.

Elsayad projetou uma nanoestrutura biocompatível partindo de uma lâmina de quartzo padrão na microscopia - a lâmina foi simplesmente revestida com uma película de prata e uma camada dielétrica.

A seguir, foi só colocar células vivas, marcadas com o corante fluorescente, sobre a lâmina revestida.

"O espectro de emissão do corante fluorescente depende da sua distância do substrato. Em outras palavras, a informação de posição de um conjunto de fluoróforos é traduzida em informação de cor, e é isso que estamos medindo no final," explica Elsayad.

Assim, uma única medição é suficiente para determinar a distribuição do fluoróforo acima do substrato, com uma resolução de 10 nanômetros.

Especial Microscópios

Microscópio de nêutrons

Microscópio háptico permite tocar amostras

3D óptico sem mexer no microscópio

LEDs ampliam resolução de microscópio óptico

Nanoquimioscópio 3D

Ou seja, os pesquisadores levaram a microscopia óptica a uma nova fronteira sem mexer no microscópio propriamente dito - eles mudaram apenas a lâmina onde a amostra é colocada.

"Eu acho que a beleza do nosso método é a sua simplicidade. Nenhum aparato ou equipamento elaborado é necessário para alcançar esta alta resolução. Assim que a amostra é colocada sobre o substrato, que pode ser fabricado em massa, um microscópio confocal com detecção espectral é tudo o que é necessário," completou Katrin Heinze, coordenadora do grupo.

Artigo: Spectrally coded optical nanosectioning (SpecON) with biocompatible metal-dielectric-coated substrates