Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

NanoAventura ganha prêmio internacional de popularização da ciência

Agência Fapesp - 08/06/2009

NanoAventura ganha prêmio internacional de popularização da ciência
Museu Exploratório de Ciências da Unicamp ganha prêmio de Melhor Projeto de Popularização da Ciência com o projeto NanoAventura.
[Imagem: Fapesp]

A NanoAventura, projeto do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ganhou o prêmio de Melhor Projeto de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e Caribe, durante a 11ª Reunião da Red-Pop, realizada em Montevidéu, no Uruguai, entre os dias 26 e 29 de maio.

Museu Exploratório de Ciências

"O prêmio é uma forma concreta de reconhecer o impulso que a NanoAventura representou para o museu, a partir do trabalho criativo de uma grande equipe engajada. Trata-se de um projeto que cresceu e que passou a atender milhares de jovens anualmente", disse Adriana Vitorino, diretora educacional do Museu Exploratório de Ciências, presente no evento de premiação. O museu também ganhou a oportunidade de sediar a reunião da Red-Pop em 2011.

Desenvolvida por uma equipe de pesquisadores da Unicamp e do Laboratório Nacional de Luz Síncontron (LNLS), em parceria com o Instituto Sangari, a NanoAventura trabalha de forma lúdica e interativa o mundo da nanociência e da nanotecnologia, por meio do uso de diversas mídias.

Educação não-formal

Do lançamento, em março de 2005, até o mês passado, a exposição já recebeu mais de 30 mil visitantes, principalmente professores e estudantes da rede pública de ensino. Recentemente, uma versão do projeto foi alocada no Espaço Catavento, em São Paulo.

"É um grande passo para a efetiva consolidação do Museu Exploratório como instituição museológica de educação não-formal para divulgação de ciência e tecnologia e que tem como missão proporcionar o acesso e inclusão social", disse Marilisa de Melo Freire Rossilho, agente de comunicação do Museu que esteve em Montevidéu.

Red-Pop

Criada em novembro de 1990, no Rio de Janeiro, durante reunião da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Red-Pop tem o objetivo de estabelecer, por meio de uma sólida rede de contatos, o fortalecimento, o intercâmbio e a cooperação mútua entre centros e programas de popularização e divulgação do conhecimento científico e tecnológico.

Atualmente, a organização possui mais de 40 membros, de onze países da América Latina e do Caribe, que se reúnem a cada dois anos, para discutir e aprovar ações mútuas que beneficiarão a difusão dos projetos, por elas, desenvolvidos.

Mais informações sobre o Museu Exploratório de Ciências, da Unicamp, podem ser vistas em www.mc.unicamp.br.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Sites de Pesquisa
  • Nanomáquinas
  • Micro e Nano Robôs

Mais tópicos