Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

NASA contrata empreiteira para obras na Lua

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/11/2022

NASA contrata empreiteira para obras na Lua
Idealização artística de um canteiro de obras na Lua.
[Imagem: ICON]

Construção 3D na Lua

A NASA contratou a empresa construtora Icon, especializada em obras de construção civil feitas por impressoras 3D, para desenvolver tecnologias de construção que possam ser usadas na Lua.

O objetivo do contrato é ajudar a construir infraestruturas básicas, como plataformas de pouso, habitats e estradas na superfície lunar.

Com o programa Artemis finalmente decolando, visando a exploração humana de longo prazo da Lua, novas tecnologias são necessárias para enfrentar os desafios de viver e trabalhar em outro mundo, justifica a agência.

"Para explorar outros mundos, precisamos de novas tecnologias inovadoras adaptadas a esses ambientes e às nossas necessidades de exploração," disse Niki Werkheiser, diretor de maturação de tecnologia da NASA. "Impulsionar esse desenvolvimento com nossos parceiros comerciais criará os recursos de que precisamos para futuras missões."

Como a Icon já possui a tecnologia de impressão 3D de residências aqui na Terra, o objetivo do contrato, com valor de US$57 milhões, é adaptar a tecnologia para funcionar com materiais nativos da Lua, como o regolito, o poeirento solo lunar.

O uso de recursos locais é essencial para viabilizar construções de grande porte, já que seria inviável levar materiais da Terra.

Há mais de uma década, várias equipes trabalham na construção em 3D de estruturas usando simulações de poeira lunar.

A ESA (Agência Espacial Europeia) também trabalha com a ideia de usar a impressão 3D para construir bases na Lua. A proposta envolve usar um módulo inflável, sobre o qual o material será aplicado pela impressora.

NASA contrata empreiteira para obras na Lua
O mesmo conceito poderá ser usado em Marte.
[Imagem: ICON]

Simulações e análogos

A empresa Icon, agora contratada pela NASA, já tem experiência na área, tendo construído aqui na Terra o módulo Alfa, um habitat de 160 m2 que simula as condições de Marte, que será usado durante a missão simulada de saúde e desempenho da tripulação (CHAPEA: Crew Health and Performance Analog), a partir de 2023.

A Icon também competiu no Desafio de Habitat Impresso em 3D, da NASA, em parceria com a Escola de Minas do Colorado. A equipe ganhou um prêmio por imprimir em 3D uma amostra de estrutura que foi testada quanto à capacidade de manter vedação, resistência e durabilidade em temperaturas extremas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Impressão 3D
  • Construção Civil
  • Foguetes

Mais tópicos