Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Paris recebe prêmio de capital europeia da inovação

Com informações da Agência Brasil - 08/11/2017

Paris recebe prêmio de capital europeia da inovação
Paris construiu mais de 100 mil metros quadrados de incubadoras para empresas emergentes.
[Imagem: Websummit/Divulgação]

Cidade da inovação

Paris recebeu o prêmio Capital da Inovação da Europa 2017, concedido pela Comissão Europeia.

O anúncio foi feito em Lisboa, durante a Websummit, maior conferência de tecnologia da Europa.

A Websummit, que desde o ano passado ocorre em Lisboa, foi criada em 2009 e reúne anualmente milhares de participantes, empresários, jornalistas e investidores. O evento tem sido chamado de uma "Davos para geeks", em referência ao Fórum Econômico Mundial, que se reúne anualmente na cidade de Davos, na Suíça.

O prêmio, no valor de €1 milhão, será utilizado para investir em iniciativas inovadoras criadas pelos cidadãos para solucionar problemas da cidade.

Nos últimos dez anos, foram construídos em Paris mais de 100 mil metros quadrados de incubadoras para empresas emergentes, transformando a cidade no maior campus de start-ups do mundo. De acordo com a Comissão Europeia, Paris investe 5% do seu orçamento em projetos propostos e implementados por cidadãos.

Poder para os cidadãos

De acordo com Carlos Moedas, responsável pela área de pesquisa, ciência e inovação da Comissão Europeia, "as cidades não se caracterizam pelas dimensões e pela população, mas pelo seu âmbito de visão e pelo poder confiado aos cidadãos. Algumas cidades não têm medo das novas experiências. Não receiam envolver os seus cidadãos no desenvolvimento e no teste de novas ideias. Estas cidades dão poder aos seus cidadãos".

No total, 32 cidades de 17 países da União Europeia concorreram ao prêmio, concedido pelo programa Horizonte 2020, programa de pesquisa e inovação da UE.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Edifícios Inteligentes
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas

Mais tópicos