Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Petrobras está desenvolvendo novo fertilizante agrícola

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/08/2014

Petrobras está desenvolvendo novo fertilizante agrícola
Os fertilizantes nitrogenados são derivados da amônia – que é obtida a partir da transformação química do gás natural – e amplamente utilizados na agropecuária e na indústria.
[Imagem: Petrobras]

Ureia aditivada

A Petrobras anunciou avanços no desenvolvimento de um novo fertilizante: uma ureia aditivada.

Segundo o centro de pesquisas da empresa, o fertilizante poderá aumentar a produtividade de culturas agrícolas que demandam fertilização por cobertura - aplicada sobre o solo - como cana-de-açúcar, milho e frutas cítricas.

A ureia é um fertilizante agrícola produzido a partir de gás natural que, por meio de um processo químico, é transformado em amônia, que, por sua vez, é insumo para produção de fertilizantes nitrogenados (ureia, sulfato de amônio e nitrato de amônio). A ureia atua como fonte de nitrogênio e possibilita a complementação da quantidade necessária desse elemento no solo.

O diferencial do novo produto está na incorporação de uma solução que inibe a degradação da ureia e reduz suas perdas de 70% para até 20%, aumentando a disponibilidade de nitrogênio presente na ureia, elemento que tem importância vital para as plantas.

Testes agronômicos

Na prática, o aditivo atua controlando a degradação da ureia, dando mais tempo para a incorporação de nitrogênio ao solo por meio de chuva, da irrigação ou de ação mecânica.

Os testes, que estão sendo realizados em fazendas no estado do Paraná, comprovaram ainda que, além de minimizar a perdas de amônia presente na ureia por volatilização (quando parte da substância vai para o ar em vez de ir para o solo), reduz outros efeitos associados, como a queima das folhas.

A próxima etapa do projeto de pesquisa prevê a realização de testes agronômicos em laboratório e no campo. Também estão previstos novos experimentos e ajustes operacionais para produção do fertilizante também nas unidades de Sergipe, Bahia e do Mato Grosso. Serão avaliados, ainda, o período de validade e o efeito da temperatura na armazenagem sobre o produto.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Indústria Química
  • Biotecnologia
  • Biocombustíveis
  • Mineração

Mais tópicos