Espaço

Mais de 5.000 toneladas de poeira extraterrestre caem na Terra todo ano

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/04/2021

Mais de 5.000 toneladas de poeira extraterrestre cai na Terra todo ano
Exemplos de grãos de poeira espacial coletados durante as expedições à Antártica.
[Imagem: J. Rojas et al. - 10.1016/j.epsl.2021.116794]

Poeira interplanetária

O tempo todo, conforme circula em volta do Sol, o nosso planeta encontra poeira de cometas, asteroides e até de antigos planetas e estrelas.

Recentemente se descobriu, por exemplo, que a Terra é cercada por nuvens de poeira espaciais.

Quando são grandes, essas partículas de poeira interplanetária queimam-se ao entrar em nossa atmosfera, dando origem às estrelas cadentes.

Mas a maioria delas atinge o solo na forma de minúsculos grãos, conhecidos como micrometeoritos, partículas de alguns décimos a centésimos de milímetro.

Uma equipe de pesquisadores franceses pesquisou essa poeira por quase 20 anos e calculou agora que cerca de 5.200 toneladas por ano desses micrometeoritos chegam ao solo terrestre.

Isto torna a poeira interestelar a principal fonte de matéria extraterrestre em nosso planeta, muito à frente de objetos maiores, como os meteoritos, que caem em uma quantidade inferior a 10 toneladas por ano.

Mais de 5.000 toneladas de poeira extraterrestre cai na Terra todo ano
A poeira espacial foi coletada durante mais de 20 anos em um local da Antártida onde há pouquíssima poeira terrestre.
[Imagem: Jean Duprat/ Cécile Engrand/ CNRS]

Poeira do espaço que cai na Terra

Para coletar, analisar e medir a quantidade de micrometeoritos que caem na Terra, foram feitas seis expedições à Antártida, perto da estação franco-italiana Concórdia (Cúpula C), que fica a 1.100 quilômetros da costa da Terra de Adelie, no coração do continente.

O Dome C é um local de coleta ideal devido à baixa taxa de acúmulo de neve e à quase ausência de poeira terrestre.

Essas expedições coletaram partículas extraterrestres, variando de 30 a 200 micrômetros de tamanho, em quantidade suficiente para medir seu fluxo anual, que corresponde à massa acumulada na Terra por metro quadrado por ano.

Quando os resultados da coleta na Antártida foram extrapolados para a área de todo o planeta, o fluxo anual total de micrometeoritos chegou a 5.200 toneladas por ano.

A estimativa é que a maioria dos micrometeoritos venha de cometas (80%) e o resto de asteroides, embora se calcule que haja também poeira de antigos planetas e estrelas, conforme o próprio Sistema Solar se move na galáxia.

Esta é uma informação importante para entender melhor o papel desempenhado por essas partículas de poeira interplanetária no fornecimento de elementos, moléculas de carbono e até água para a Terra.

Artigo: The micrometeorite flux at Dome C (Antarctica), monitoring the accretion of extraterrestrial dust on Earth