Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Dia de Vênus dura oito meses da Terra

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/04/2021

Quanto dura um dia em Vênus?
Vênus e Terra têm muito em comum: tamanho, massa e densidade muito semelhantes. Mas há também muitas diferenças.
[Imagem: NASA/JPL-Caltech]

Quanto dura um dia em Vênus?

Vênus é o nosso vizinho mais próximo mas é um dos planetas dos quais menos informações temos porque é muito difícil observá-lo através de sua densa cobertura de nuvens.

Por exemplo, até agora não sabíamos sequer a duração de um dia em Vênus - o tempo que o planeta leva para girar sobre seu próprio eixo.

Por isso, Jean-Luc Margot e seus colegas da Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos EUA, muniram-se de radares e muita paciência.

Eles usaram as antenas do Sistema de Radar Goldstone para observar Vênus durante nada menos do que 15 anos - de 2006 a 2020. Mas valeu a pena.

Os dados inéditos revelam que um dia em Vênus dura o equivalente a 243,0226 dias da Terra, ou seja, quase dois terços de um ano terrestre.

Mas nem sempre: Acontece que a taxa de rotação de Vênus está sempre mudando. A equipe estimou a duração média do dia venusiano, sendo que as medições individuais apresentam diferenças de até 21 minutos.

A responsável por tanta variação é provavelmente a atmosfera pesada. À medida que gira em torno do planeta, a atmosfera troca muito momento com o solo sólido, acelerando e diminuindo sua rotação. Isso também acontece na Terra, mas a troca adiciona ou subtrai apenas um milissegundo de cada dia. O efeito é muito mais dramático em Vênus porque a atmosfera é cerca de 93 vezes mais massiva que a da Terra e, portanto, tem muito mais momento para trocar.

Núcleo de Vênus

A equipe também calculou que o núcleo de Vênus tem cerca de 3.500 quilômetros de diâmetro, bastante semelhante ao da Terra, embora eles ainda não tenham dados suficientes para dizer se o núcleo venusiano é líquido ou sólido.

Finalmente, a equipe também descobriu que Vênus inclina-se para um lado precisamente 2,6392 graus (a Terra é inclinada em cerca de 23 graus), uma melhoria na precisão das estimativas anteriores por um fator de 10.

E, na Terra, a precessão leva cerca de 26.000 anos para girar uma vez, enquanto Vênus precisa de um pouco mais de tempo: cerca de 29.000 anos.

Bibliografia:

Artigo: Spin state and moment of inertia of Venus
Autores: Jean-Luc Margot, Donald B. Campbell, Jon D. Giorgini, Joseph S. Jao, Lawrence G. Snedeker, Frank D. Ghigo, Amber Bonsall
Revista: Nature Astronomy
DOI: 10.1038/s41550-021-01339-7
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Monitoramento Ambiental
  • Universo e Cosmologia
  • Telescópios

Mais tópicos