Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Rover Mascot pousa no asteroide Ryugu

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/10/2018

Rover Mascot pousa no asteroide Ryugu
Esta foi a primeira foto do asteroide Ryugu tirada pelo rover Mascot.
[Imagem: Mascot/DLR/JAXA]

Rover no asteroide

O asteroide Ryugu, localizado a aproximadamente 300 milhões de quilômetros da Terra, tem um novo habitante: Uma pequena sonda robótica chamada Mascot (Mobile Asteroid Surface Scout, explorador móvel da superfície do asteroide, em tradução livre).

O pequeno rover foi lançado pela sonda espacial japonesa Hayabusa 2, que já havia lançado dois rovers no mesmo asteroide há duas semanas.

A missão do Mascot deverá durar poucas horas - suas baterias têm uma vida útil prevista de 16 horas - mas os dados que ele está coletando são inéditos. As 20 primeiras fotos já foram enviadas para a sonda Hayabusa 2 e serão transmitidas aos poucos para a Terra.

A carga útil do rover consiste de um microscópio infravermelho, chamado MicrOmega, uma câmera, chamada Mascam, um radiômetro, para medir a intensidade da radiação eletromagnética (Mara) e um magnetômetro para medir as forças magnéticas (Masmag).

Esse pacote científico, pesando 9,6 kg, permitirá estudar a composição mineral, a temperatura e as características magnéticas do Ryugu.

Rover Mascot pousa no asteroide Ryugu
Como a gravidade do asteroide é muito baixa, o rover "caiu" sobre ele como uma folha de papel caindo sobre uma mesa.
[Imagem: DLR]

A sonda Hayabusa 2 já se afastou novamente do asteroide e agora vai cuidar da recepção e transmissão para a Terra dos dados científicos do Mascot, enquanto ele operar, prosseguindo depois com suas próprias observações.

No final de Outubro, a sonda detonará uma carga explosiva para abrir um buraco no Ryugu, analisando seu conteúdo e coletando amostras para trazer de volta à Terra.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Espaciais
  • Corpos Celestes
  • Sondas Espaciais
  • Exploração Espacial

Mais tópicos