Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Semana da Inovação Aberta oferecerá palestras e cursos

Com informações da Agência Fapesp - 19/11/2013


Pelo sexto ano consecutivo, São Paulo será sede do evento Open Innovation Week (Semana da Inovação Aberta), entre os dias 24 e 27 de novembro.

Com uma programação voltada aos praticantes de inovação aberta, o evento oferece um ambiente multidisciplinar no qual os participantes podem desenvolver atividades e projetos colaborativos voltados ao desenvolvimento de inovações em suas mais distintas expressões.

A inovação aberta sugere que as empresas incorporem ideias e recursos externos para inovar, por meio de fatores como a distribuição do conhecimento em diferentes instituições, a necessidade de investimentos muitas vezes elevados para realizar pesquisa e os ciclos de vida dos produtos cada vez reduzidos.

Semana da Inovação Aberta

A programação apoia-se em cinco eixos temáticos: Empreendedorismo no ambiente corporativo; Inovação orientada a desafios; Colaboração interna; Colaboração externa; e Liderança para inovação.

Todos são baseados no objetivo do programa que é inspirar, capacitar e conectar as pessoas para a prática da inovação aberta.

Os cursos executivos atendem ao objetivo de capacitar os participantes e serão divididos em dois dias do evento.

O curso "Inovação em serviço" terá a participação de Claudio Pinhanez, líder do grupo de pesquisa em sistemas de serviços do laboratório da IBM Research no Brasil, e de Roberto Bernardes, professor e autor de livros voltados à inovação.

Thomas Blekman, da Universidade Erasmus, da Holanda, apresentará a palestra "Criação de novos negócios e estratégias empreendedoras".

Completando os objetivos, as redes de inovação terão o papel de conectar os grupos para compreender e definir os desafios comuns que possam orientar e incentivar programas colaborativos de inovação. As atividades relacionadas são: Cientista Inovador, Desafio Brasil e a Corrida da Inovação, competição que tem a parceria do Senai e que resultará na criação de um banco de ideias para empresas.

As inscrições podem ser feitas até 21 de novembro. O encontro ocorrerá no WTC São Paulo, situado na Avenida das Nações Unidas, 12.551.

A programação completa pode ser conferida no endereço www.openinnovationweek.com.br.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Inovação nas Empresas
  • Biomecatrônica
  • Tecnologia Automotiva

Mais tópicos