Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

SETI pede que público ajude a encontrar exoplanetas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/09/2022

SETI pede que público ajude a encontrar exoplanetas
Concepção artística de um sistema planetário.
[Imagem: Lynette Cook/Gemini Observatory]

Encontre um exoplaneta

O Instituto SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre) firmou uma parceira com a NASA e com a fabricante de telescópios Unistellar para lançar um novo programa de detecção de exoplanetas.

A ideia é que o esforço envolva voluntários, conhecidos como cientistas cidadãos, de todo o mundo - não é preciso ter cursos formais na área de astronomia para participar.

Os astrônomos amadores serão convidados a ajudar a confirmar os candidatos a exoplanetas identificados pelo observatório TESS, o telescópio caçador de exoplanetas da NASA, que procura plantas extrassolares pela técnica do trânsito.

A maioria dos exoplanetas conhecidos foram detectados usando o método de trânsito, principalmente pelo telescópio espacial Kepler e agora pelo TESS - um trânsito é quando um planeta passa entre sua estrela e o observador, que verá a estrela escurecendo à medida que o planeta orbita.

Candidatos a planetas

A demanda por observações de acompanhamento, que possam confirmar ou descartar os candidatos a exoplanetas, é maior do que nunca. Atualmente, existem mais de 5.100 exoplanetas confirmados, mas há milhares de detecções a serem confirmadas, algumas ainda pendentes do Kepler e novas surgindo todos os dias pelo TESS. O novo programa de ciência-cidadã concentrará seus esforços em exo-júpiteres detectados por essas duas missões da NASA.

Algumas estimativas sugerem que o TESS identificará mais de 10.000 candidatos a exoplanetas. As observações de acompanhamento são essenciais para determinar se os candidatos são falsos positivos, como aqueles causados por estrelas binárias eclipsantes, ou trânsitos de estrelas de massa baixa.

Isso exige re-observações regulares por sistemas terrestres. A Unistellar possui um equipamento talhado para isso, chamado eVscope, mas os voluntários poderão usar seus próprios telescópios. Além disso, a empresa fornecerá orientação profissional e curadoria para cada alvo selecionado.

Maiores informações para quem quiser participar podem ser obtidas (em inglês) no site do programa, no endereço https://science.unistellaroptics.com.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Universo e Cosmologia
  • Exploração Espacial

Mais tópicos