Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Toshiba lança TV 3D que dispensa uso de óculos especiais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/10/2010

Toshiba lança TV 3D que dispensa uso de óculos especiais
A empresa recomenda que o telespectador fique a uma distância de 60 centímetros da TV de 12 polegadas e 90 centímetros do modelo de 20 polegadas - o que explica a criação da categoria de "TV pessoal".
[Imagem: Toshiba]

TVs pessoais

A Toshiba anunciou o lançamento de dois modelos de TVs que mostram imagens 3D sem que o usuário precise usar óculos dedicados.

As TVs, batizadas de Glasses-less 3D REGZA, começarão a ser vendidas no Japão em Dezembro, em dois modelos: a 20GL1, de 20 polegadas, e a 12GL1, de 12 polegadas, com preços sugeridos equivalentes a US$ 2.900 e US$ 1.400, respectivamente.

A empresa anunciou que as TVs 3D sem óculos serão "TVs pessoais" - para assistir individualmente, e indicando que modelos maiores com a mesma tecnologia não deverão ser lançados a curto prazo. Os modelos maiores da empresa continuarão sendo do tipo "com óculos".

TV 3D sem óculos

Os novos televisores 3D sem óculos usam um "sistema de imagem integral" e uma camada lenticular perpendicular, uma folha plana e semicircular de vidro constituída por um conjunto de lentes que transmite as imagens em um plano horizontal.

O sistema reproduzir a luz refletida por um objeto, que segue em várias direções.

A tecnologia de processamento de imagens - que é feito por um processador Cell - cria as imagens 3D gerando nove imagens em paralaxe a partir do conteúdo original - as imagens geradas nos pixels são direcionadas pela camada lenticular.

Cada pixel pode exibir em vermelho, verde ou azul. Os dados de cada pixel são replicados nove vezes e a direção na qual sua luz é transmitida é controlada pela folha lenticular.

O modelo de 20 polegadas tem 8,29 milhões de pixels, aproximadamente quatro vezes o número de pixels de uma tela comum Full HD. Isto permite combinar as nove imagens geradas em tempo real a partir de cada frame individual. A resolução da imagem final em 3D é de 1280 x 720 pixels.

O modelo de 14 polegadas tem 1,47 milhão de pixels e gera imagens com resolução de 466 x 350 pixels.

Riscos

Segundo a empresa, é possível ver o efeito 3D "em qualquer ângulo dentro da zona de visão" - na verdade um cone de cerca de 40 graus.

A empresa recomenda que o telespectador fique a uma distância de 60 centímetros da TV de 12 polegadas e 90 centímetros do modelo de 20 polegadas - o que explica a criação da categoria de "TV pessoal".

Apesar da tecnologia diferenciada, a empresa mantém a maioria dos alertas para riscos à saúde das demais TVs 3D, acrescentando que os modelos não são recomendados para crianças menores do que 6 anos por poderem prejudicar o desenvolvimento da visão.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Imagens 3-D
  • Holografia
  • Telas e Monitores

Mais tópicos