Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Velcro metálico suporta cargas de até 35 toneladas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/09/2009

Velcro metálico suporta cargas de até 35 toneladas

[Imagem: Mytum]

Engenheiros da Universidade de Munique, na Alemanha, desenvolveram um velcro de aço que é capaz de suportar até 35 toneladas por metro quadrado mesmo em ambientes com temperaturas de até 800°C.

Invenção do velcro

Conta a lenda que o engenheiro suíço George de Mestral estava removendo carrapichos do pelo do seu cão de caça quando teve a ideia de construir um fecho formado por ganchos e argolas, que ele viria batizar de velcro.

Apesar dos inúmeros usos, o velcro atual, feito de polímeros sintéticos, não é resistente ao calor e nem a produtos químicos, o que limita seu uso em ambientes industriais, em máquinas e equipamentos e até em automóveis.

Velcro resistente ao calor

"As coisas podem ficar muito quentes, por exemplo, no setor automotivo. Um carro estacionado sob o Sol pode atingir temperaturas de 80°C. No coletor de escapamento do motor, então, as temperaturas atingem centenas de graus. Desinfetantes agressivos são usados em hospitais. E os velcros tradicionais são frágeis demais de serem usados na construção civil," diz o engenheiro Jose Mair, listando algumas das aplicações que ainda não têm acesso à facilidade de prender e soltar dos velcros.

Para superar essas deficiências, os pesquisadores simularam em computador vários modelos tridimensionais de sistemas de travamento que poderiam ser facilmente construídos em aço. A seguir, eles construíram os modelos que apresentaram os melhores resultados teóricos para a realização de testes reais.

O melhor resultado foi obtido com um desenho batizado de Flamingo, no qual ganchos largos acomodam-se nas aberturas de uma fita metálica perfurada. Os ganchos curvam-se e deformam-se elasticamente sob uma leve pressão. Uma vez inseridos nos furos, eles retornam imediatamente ao seu formato original, resistindo ao serem puxados de volta.

Metálico e flexível

Tanto as molas quanto a fita perfurada que formam o fecho têm espessuras de apenas 0,2 milímetro, o que torna o velcro metálico altamente flexível e fácil de ser instalado, não exigindo qualquer ferramenta.

A diferença do velcro metálico em relação ao velcro tradicional é que ele precisa ser posicionado no ângulo correto para se fixar, que pode ser tanto paralelo quanto perpendicular à fita perfurada.

Depois de inserido, o velcro metálico suporta cargas de até 7 toneladas na perpendicular da fita e até 35 toneladas se a carga for aplicada paralelamente à fita. O material sofre uma perda inicial de 20% na resistência durante os 10 primeiros usos e, a partir daí, mantém sua capacidade de carga.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Adesivos
  • Metais e Ligas
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos

Mais tópicos