Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Salão e Fórum de Inovação Tecnológica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/03/2002


As ações tecnológicas consideradas mais expressivas, desenvolvidas pelas universidades, centros de pesquisa, fundações e empresas públicas e privadas estarão reunidas em São Paulo no Salão e Fórum de Inovação Tecnológica, previsto para acontecer no período entre 30 de julho a 3 de agosto.

O evento, que está sendo realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos - Finep (agência vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia) se propõe a demonstrar, na prática, os resultados obtidos com as pesquisas aplicadas nas diversas cadeias produtivas. Ao mesmo tempo, tem o objetivo de propiciar novas oportunidades de negócios e de difusão de conhecimentos.

Segundo informações do MCT, um dos motivos para a promoção deste "encontro" entre Governo e empresas privadas é a certeza dos técnicos de que a parceria entre os dois setores é de fundamental importância para a ampliação dos investimentos na área de inovação tecnológica. Sobretudo, no desenvolvimento de novas tecnologias para a manutenção e conquista de novos mercados.

Na programação da Finep, constam como principais produtos a serem apresentados no Salão, os sistemas, serviços e equipamentos desenvolvidos ao longo dos últimos anos; as tecnologias aplicadas diretamente nas cadeias produtivas e as inovações tecnológicas reconhecidas como de "grande impacto para a sociedade".

Também estão incluídas na lista, procedimentos de aquisição e transferência de tecnologia e os projetos e produtos nacionais que se utilizam de tecnologias de outros países. O evento será realizado no Expo Center Norte e contará com a participação de representantes empresariais e pesquisadores envolvidos com aproximadamente 30 segmentos, tais como os de agropecuária, alimentação, automação, automobilismo, borracha, brinquedos, construção civil, eletroeletrônicos, têxtil, transportes e telecomunicações, dentre diversos outros.

Fórum

Já o Fórum de Inovação Tecnológica, que acontecerá em paralelo, no mesmo local, terá como objetivo a difusão do papel dos fundos setoriais na consolidação da política de Ciência e Tecnologia do País. Outras três programações também serão observadas, no mesmo período.

Uma delas, intitulada "Casa Inteligente", consiste na construção de uma casa dividida em 34 ambientes, totalmente decorada e em funcionamento. O trabalho é resultado de um projeto desenvolvido por arquitetos, decoradores e indústria da construção civil, juntamente com os setores que utilizam as mais modernas tecnologias de informatização e automação residencial.

Outra programação com expectativa de boa repercussão junto ao público é o de "Tecnologias do Futuro, Visões da Sociedade no Início do Milênio", através do qual 200 lideranças dos múltiplos setores da sociedade gravarão mensagem para as sociedades futuras. Serão expostas as visões existentes sobre o futuro por cada uma destas pessoas e abordados temas como os grandes desafios a serem enfrentados, as grandes conquistas e as grandes aplicações dos cidadãos.

Por fim, a Finep também está organizando a gravação de um documentário focalizando os variados setores e difundindo os produtos e serviços de elevado valor agregado.

Além dos projetos especiais a serem apresentados, que reúnem os vencedores do prêmio Finep de Inovação e o projeto Energia Brasil, desenvolvido pelo MCT, também terá uma participação de destaque no evento a Associação Brasileira das Indústrias Químicas (Abquim). É que a Abquim está comemorando dez anos do seu "Programa de Atuação Responsável" e organizará quatro projetos durante o Salão.

Conforme informações da Finep, os interessados em obter maiores informações sobre o Fórum devem procurar a técnica Lília Reis, da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, através do e-mail lilia@redetec.com.br.

Por outro lado, para a empresa que demonstrar interesse em participar como expositora do Salão, o contato deverá ser feito com Andrea, no e-mail Ib.markelting@terra.com.br ou pelo telefone 11-283.4311.

Hylda Cavalcanti (MCT)



Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Inovação nas Empresas
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Processos Industriais

Mais tópicos