Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Ministério da Ciência e Tecnologia faz convênio com Intel

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/10/2004


O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a multinacional Intel assinaram, em Brasília, um acordo inédito de cooperação técnica. A parceria prevê o desenvolvimento de projetos na área de microeletrônica (semicondutores) e a capacitação de pesquisadores brasileiros.

Inicialmente, o convênio irá selecionar entre quatro e oito doutores - o número exato ainda não está definido - da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Estes profissionais irão passar um período de seis meses a um ano em uma das fábricas da Intel. A empresa tem unidades espalhadas por diversos países, entre eles Estados Unidos, China, Irlanda, Malásia e Costa Rica. Em 2003, a organização investiu US$ 4,4 bilhões na área de pesquisa e desenvolvimento.

"Não é sempre que conseguimos que pesquisadores do Brasil atuem em uma empresa deste porte", disse o coordenador-geral de Microeletrônica do MCT, Henrique Miguel.

Para Miguel, a iniciativa trará ganhos para as duas partes. "A Intel poderá fazer uso de uma mão-de-obra qualificada. Em compensação, o pesquisador irá voltar para o Brasil ainda mais capacitado", completou.

A intenção é que os pesquisadores da Unicamp sejam selecionados até o final do ano para que o intercâmbio possa ter início já em 2005. Outras instituições do País devem ser convidadas a participar da parceria em breve. A duração do projeto é de dois anos, com possibilidade de prorrogação.

Segundo Miguel, a iniciativa também pode ser estendida para o desenvolvimento de estudos em outras áreas, como telefonia e software. O MCT e a Intel ainda estão definindo qual o valor que será investido no programa.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Microeletrônica

Mais tópicos