Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Mão robótica industrial vai operar na indústria de alimentos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/06/2007

Mão robótica industrial vai operar na indústria de alimentos

Pesquisadores japoneses apresentaram um protótipo de mão robótica que está sendo desenvolvido para utilização industrial. Ao invés das tradicionais garras, comuns entre os robôs industriais, a equipe do Dr. Ichikawa Yutaka quer construir uma mão dotada das mesmas capacidades existentes na mão humana.

Mão robótica industrial

Além da força e da destreza típicas da mão humana, os pesquisadores querem que sua mão robótica industrial reproduza também textura e flexibilidade, com uma "pele" que a deixe com a mesma sensibilidade e possibilidade de ser higiênica - como uma mão humana portando luvas.

O pesquisador apresentou o protótipo funcional mas, quando contatado por email pelo IT, afirmou não ser possível dar maiores detalhes do projeto no momento. Apenas afirmou que os movimentos dos dedos são acionados por mecanismos pneumáticos.

A prova de fogo da mão robótica deverá ser feita na indústria de alimentos, onde os engenheiros esperam conseguir automatizar tarefas como cortar produtos de diversos formatos, colocando-os em embalagens específicas para cada um.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biomecatrônica
  • Robôs Industriais
  • Robôs Assistentes
  • Processos Industriais

Mais tópicos