Espaço

Analisadas primeiras amostras do asteroide Ryugu trazidas à Terra

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/12/2021

Analisadas primeiras amostras do asteroide Ryugu
Amostras coletadas durante o primeiro "pouso" da Hayabusa 2.
[Imagem: Toru Yada et al. - 10.1038/s41550-021-01550-6]

Asteroide trazido à Terra

Foram publicadas as primeiras análises do material coletado do asteroide Ryugu, em 2019, e trazido de volta à Terra pela sonda espacial japonesa Hayabusa 2 em 2020.

Ryugu é um asteroide carbonáceo - ou do tipo C - que mede cerca de 900 metros de diâmetro e orbita o Sol entre a Terra e Marte, ocasionalmente cruzando a órbita da Terra.

Asteroides ricos em carbono podem fornecer pistas sobre a história inicial do Sistema Solar e sobre a formação de minerais orgânicos e hidratados - os blocos de construção da vida - porque eles provavelmente contêm material da nebulosa (nuvem gigante de poeira e gás) que deu origem ao Sol e aos planetas.

As equipes analisaram uma pequena amostra de 5,4 gramas, com partículas medindo entre 1 e 8 milímetros.

Escuro e poroso

No primeiro dos dois artigos publicados agora, Toru Yada e seus colegas verificaram que a amostra é muito escura, refletindo apenas 2% da luz que a atinge, e com uma alta porosidade de 46%.

Isso dá ao asteroide uma densidade de 1.282 kg/m3, a menor dentre todos os meteoritos estudados até agora.

No segundo artigo, Cédric Pilorget e seus colegas determinaram a composição da amostra usando um microscópio capaz de capturar imagens em diferentes comprimentos de onda de luz no espectro visível e infravermelho - a técnica é chamada microscopia hiperespectral.

Eles constataram que a amostra é composta por uma matriz hidratada, como a argila, com uma variedade de compostos orgânicos incorporados. No entanto, algumas partes individuais são feitas de substâncias diferentes, como carbonatos ou compostos voláteis.

Estes resultados revelam uma composição heterogênea das amostras do Ryugu, enquanto confirmam as observações feitas pela Hayabusa 2, sugerindo que Ryugu é macroscopicamente uniforme em estrutura e composição - lembrando meteoritos condritos ricos em carbono - mas é mais escuro, mais poroso e mais frágil.

Os autores concluem que o conteúdo da pequena amostra que eles analisaram em detalhes parece estar entre os materiais mais primordiais analisados até hoje, o que torna os pouco mais de 5,4 kg coletados pela Hayabusa 2 uma coleção única para o estudo da origem e da evolução do nosso Sistema Solar.

Artigo: Preliminary analysis of the Hayabusa2 samples returned from C-type asteroid Ryugu