Plantão

Sonda Hayabusa retorna com amostras de asteroide

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/12/2020

Sonda Hayabusa retorna com amostras de asteroide
Cápsula contendo amostras do asteroide é recolhida por técnica da Jaxa.
[Imagem: Jaxa]

Pedras espaciais

A agência espacial japonesa (Jaxa) anunciou que está tudo bem com as amostras do asteroide Ryugu, coletadas pela sonda espacial Hayabusa-2.

A sonda Hayabusa-2 foi lançada seis anos atrás, rumo ao asteroide. Em junho de 2018 ela se aproximou e tocou a superfície do Ryugu, coletando amostras. Na tarde do último sábado (domingo no horário local), as amostras finalmente chegaram à Terra.

A cápsula de 16 quilogramas, contendo as amostras, pousou próximo a um centro de lançamento de foguetes da força aérea australiana, no meio do deserto de Woomera.

Depois de riscar o céu como uma bola de fogo, a cápsula abriu seu paraquedas, a cerca de 10 km de altitude, pousando suavemente.

Uma equipe da Jaxa foi de helicóptero até o local para recolher as valiosas amostras.

Depois de uma rápida inspeção local, o artefato está sendo agora transferido para uma instalação da Jaxa na cidade de Sagamihara, onde ele será aberto e os pedaços do asteroide distribuídos aos cientistas para que sejam analisados.

Amostras de asteroide

É a primeira vez que uma quantidade significativa de material coletado de um asteroide chega à Terra.

Em 2010, após uma série de contratempos, a Hayabusa 1 trouxe uma pequena amostra de outro asteroide, o Itokawa. Certa de poder evitar os azares da primeira missão, a Jaxa construiu uma segunda versão da mesma sonda, que agora retornou com as tão esperadas amostras.

Os astrônomos acreditam que os asteroides sejam uma espécie de sobra do material que formou o Sistema Solar, o que pode trazer informações sobre como o Sol e os planetas foram formados. De fato, a Hayabusa 1 coletou um mineral que não existe na Terra.

Também devem chegar à Terra nesta semana as amostras colhidas da Lua pela sonda chinesa Chang'e 5.