Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Avatar X: Japão construirá avatares robóticos para exploração espacial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/09/2018

Avatar X: Japão construirá robôs avatares para exploração espacial
Os testes começarão na Estação Espacial Internacional, com previsão de chegada à Lua e Marte.
[Imagem: Jaxa]

X Avatares

A JAXA, agência espacial japonesa, em parceria com universidades, institutos de pesquisa e empresas, lançou um projeto destinado a criar avatares robóticos espaciais.

O projeto, batizado de Avatar X, pretende criar robôs espaciais avançados que serão controlados por humanos na Terra em um ambiente de imersão total.

Segundo a JAXA, serão "avatares do mundo real, que permitirão que os humanos construam remotamente acampamentos na Lua, apoiem missões espaciais a longo prazo e explorem ainda mais o espaço à distância."

Para isso, serão desenvolvidas três linhas de pesquisa e desenvolvimento, com orientação eminentemente prática: construção remota no espaço, incluindo as superfícies da Lua e de Marte; operação e manutenção de estações e instalações espaciais a partir da Terra; e entretenimento baseado no espaço e viagens para o público em geral.

Para cima e avante

Estabelecidos os parceiros, públicos e privados, o projeto Avatar X vai entrar agora na segunda fase, que envolverá a construção de um laboratório na cidade de Oita, chamado Avatar X Lab@OITA.

O laboratório já contará com toda a infraestrutura de telecomunicações para que os protótipos de robôs avatares sejam testados em condições reais no espaço.

A terceira fase do projeto deverá começar em 2020, já com o laboratório pronto, consistindo no envio ao espaço dos primeiros protótipos, inicialmente a bordo do laboratório japonês Kibo, na Estação Espacial Internacional.

"Uma vez que as capacidades dessas novas tecnologias sejam confirmadas no ambiente espacial, a quarta fase começará. A fase quatro envolverá a implementação da tecnologia Avatar X para começar a construir e explorar ainda mais a Lua, Marte e além," afirmou a JAXA.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Espaciais
  • Exploração Espacial
  • Estação Espacial Internacional
  • Robôs

Mais tópicos