Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Braçadeira biomecânica tira eletricidade do movimento dos joelhos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/02/2008

Braçadeira biomecânica tira eletricidade do movimento dos joelhos
O gerador biomecânico é montado sobre um chassi de alumínio e fixado por uma braçadeira ortopédica.
[Imagem: Greg Ehlers/Simon Fraser University.]

Cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram um equipamento capaz de gerar energia a partir do movimento dos joelhos. O aparelho utiliza o mesmo princípio de captura de energia regenerativa, atualmente utilizado nos veículos híbrido-elétricos para gerar energia para as baterias a partir da energia gasta para frear o veículo.

Gerador regenerativo

Os freios regenerativos utilizam a energia cinética que seria desperdiçada como calor à medida em que o carro diminui de velocidade. A nova braçadeira para o joelho captura a energia perdida quando o joelho funciona como uma espécie de freio - isso acontece quando a pessoa projeta a perna para a frente para dar um novo passo.

"Há energia para ser capturada em vários lugares do corpo, e você pode usá-la para gerar eletricidade. O joelho é provavelmente o melhor lugar," explica Arthur Kuo, um dos autores do projeto. "Durante o andar, você dissipa energia em vários pontos, quando seu pé toca o solo, por exemplo."

Joelheira geradora de energia

A joelheira geradora de energia exige menos de um watt de energia metabólica extra do seu usuário, para cada watt de eletricidade gerada. Segundo os pesquisadores, uma lanterna acionada manualmente requer 6,4 watts de energia metabólica para gerar 1 watt de eletricidade.

Mas os pesquisadores afirmam que o protótipo ainda é pesado e que o rendimento poderá ser melhorado, tendo quase nenhum impacto sobre o caminhante depois que ele tiver sido totalmente desenvolvido.

Bibliografia:

Artigo: Biomechanical Energy Harvesting: Generating Electricity During Walking with Minimal User Effort
Autores: J. M. Donelan, Q. Li, V. Naing, J. A. Hoffer, D. J. Weber, Arthur D. Kuo
Revista: Science
Data: 8 February 2008
Vol.: 319: 807-810
DOI: 10.1126/science.1149860
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biomecatrônica
  • Robôs
  • Músculos Artificiais
  • Baterias

Mais tópicos