Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Começa a 63ª Reunião Anual da SBPC

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/07/2011

Começa a 63ª Reunião Anual da SBPC
A reunião da SBPC é considerada o maior evento científico da América Latina, devendo atrair, neste ano, mais de 20 mil pessoas.
[Imagem: Divulgação]

A 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi aberta neste domingo em Goiânia.

Cerrado brasileiro

O evento tem, neste ano de 2011, o tema Cerrado: Água, Alimento e Energia. A proposta é discutir a importância do bioma cerrado, tanto pela concentração de grandes bacias, como pela produção de alimento e de energia.

Além disso, serão abordados os aspectos da região como a flora, a fauna, a integração com outros biomas e desafios ambientais da ocupação do cerrado.

Mas as discussões e apresentações não se restringirão ao tema principal, com um extenso programa cobrindo todas as áreas do conhecimento.

A reunião da SBPC é considerada o maior evento científico da América Latina, devendo atrair, neste ano, mais de 20 mil pessoas.

Royalties do petróleo

Durante a abertura, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, falou sobre a distribuição dos royalties do petróleo. A matéria já passou pela Câmara dos Deputados e, agora, se encontra no Senado Federal. Os deputados aprovaram o texto de modo que os recursos obtidos sejam direcionados para um fundo comum, que servirá de caixa para diversas áreas.

A proposta defendida pelo ministro do MCT busca garantir que os recursos dos royalties do petróleo continuem focados na ciência, tecnologia e inovação.

"Precisamos preparar a sociedade para o conhecimento. Dessa forma, entendemos que a ciência, tecnologia e inovação façam parte do desenvolvimento do país e que sejam ainda de papel estruturante nas políticas públicas.

Se for aprovado do jeito que está, vamos pulverizar os recursos e perder uma oportunidade única de proporcionar um futuro sólido para o país. Entretanto, fico feliz quando vejo governadores se sentarem à mesa para construir um novo acordo e, principalmente, quando concordam com a tese que devemos priorizar a ciência, a tecnologia, a inovação e o meio ambiente", enfatizou.

Ciência Sem Fronteira

Mercadante falou também do anúncio que será feito pela presidenta Dilma Rousseff do Programa Ciência Sem Fronteira, que pretende dar a jovens brasileiros talentosos, a oportunidade de estudarem em grandes universidades estrangeiras.

"Serão 75 mil estudantes no exterior em um prazo de quatro anos. Garantiremos os melhores do Brasil nas melhores universidades do exterior. Concederemos bolsas no estilo sanduíche. Os estudantes passam um tempo fora, mas voltam ao país para terminar seus estudos e trabalhar", explicou.

O ministro do MCT citou também a criação do Centro de Monitoramentos de Desastres Naturais (Cemaden), que será instalado na unidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Cachoeira Paulista (SP).

"Criamos um sistema que terá papel fundamental na proteção à vida. Nossa missão será proteger e salvar vidas. Ainda neste mês, lançaremos um concurso público para contratação de pesquisadores e técnicos, que terão a missão de acompanhar dados de satélites e informações emitidas por diversos equipamentos, tais como pluviômetros", declarou.

CNPq Expresso

O presidente do CNPq, Glaucius Oliva, aproveitou a cerimônia de abertura da Reunião Anual da SBPC, para anunciar o lançamento do CNPq Expresso, que agilizará a importação de materiais de pesquisa.

Segundo Oliva, será disponibilizado um tutorial no site do CNPq, onde os interessados no processo de importação, sejam professores, pesquisadores ou importadores, poderão simular todas as etapas.

"Nosso tutorial visa desburocratizar a importação. Para atender a essa demanda, um sistema online e interativo vai apresentar todos os passos para a aquisição de materiais de pesquisa no exterior", esclareceu.

Oliva falou também da exposição dos 60 anos do CNPq. A mostra conta as conquistas do instituto desde a sua criação, em 1951.

"O CNPq foi criado por pioneiros que acreditaram que a ciência, a tecnologia e a inovação são a porta para o futuro da nação", disse. Por último, o presidente Glaucius Oliva, comentou sobre o tema do Prêmio José Reis de 2011 que será Cidade Sustentável. "Convido a todos os estudantes, pesquisadores e divulgadores da ciência a se inscreverem", complementou.

Atrações para o público

A presidente da SBPC, Helena Nader, enfatizou que o encontro não é voltado só para a comunidade científica e que terá atrativos para todos os públicos e para todas as faixas etárias, entre eles, a SBPC Cultural (com atividades artísticas regionais), a SBPC Jovem (com programação voltada para estudantes do ensino básico) e a SBPC Mirim, com atividades de laboratório para crianças.

Nader garante que o evento focará diversas áreas do conhecimento. "Vamos passar por todas as áreas ou, pelo menos, tentar cobrir muitas das áreas que vão desde as humanidades, às ciências exatas, às ciências da vida e as tecnológicas", citou.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas

Mais tópicos