Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Descobertas ondas misteriosas no Sol com uma velocidade inexplicável

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/03/2022

Descobertas ondas misteriosas no Sol com uma velocidade inexplicável
Impressão artística das ondas de vorticidade retrógradas de alta frequência (HFR).
[Imagem: NYU Abu Dhabi]

Ondas misteriosas no Sol

Astrônomos descobriram um novo tipo de onda na superfície do Sol que não se encaixa em nenhuma teoria: Elas parecem viajar muito mais rápido do que se poderia esperar.

E essas ondas não são apenas rápidas: Elas são retrógradas, viajando no sentido oposto à rotação do Sol, são de alta frequência e têm o formato de vórtices - os astrônomos as batizaram de ondas retrógradas de alta frequência, ou HFR na sigla em inglês (High-Frequency Retrograde).

Elas surgem como redemoinhos perto do equador do Sol, sua rotação no norte é sempre anti-simétrica à rotação no hemisfério sul e viajam três vezes mais rápido do que o permitido apenas pela hidrodinâmica.

Sem sustentação nas teorias atuais, os astrônomos acreditam que essas ondas HFR devem alcançar sua velocidade devido a interações complexas entre outras ondas e o magnetismo, a gravidade ou a convecção.

"Se as ondas HFR pudessem ser atribuídas a qualquer um desses três processos, então a descoberta teria respondido a algumas questões em aberto que ainda temos sobre o Sol. No entanto, essas ondas não parecem ser resultados desses processos, e isso é empolgante porque leva a um novo conjunto de perguntas," comentou Chris Hanson, da Universidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Ciência solar

O interior do Sol e das estrelas não pode ser fotografado pela astronomia convencional (por exemplo, por imagens de óptica, raios X, etc.), de forma que os cientistas confiam na interpretação das assinaturas de superfície de uma variedade de ondas para obter "imagens" do interior. Essas novas ondas HFR, quando decifradas, poderão ser uma peça importante do quebra-cabeças que é o estudo das estrelas.

"A mera existência dos modos HFR e sua origem é um verdadeiro mistério e pode aludir a uma emocionante física em ação," disse Shravan Hanasoge, coautor da pesquisa. "Eles têm o potencial de lançar novas luzes sobre o interior do Sol, que não podemos observar de outra forma."

Com o aumento dos observatórios solares, tem havido uma série de progressos recentes sobre a nossa estrela, como a primeira medição do campo elétrico do Sol, a influência dos planetas nos ciclos solares, um relógio que mostra como nossa estrela muda de estação e a mais surpreendente descoberta de que os anéis coronais vistos no Sol podem ser uma ilusão de óptica.

Aqui na Terra também surgiram novidades, com a descoberta de pequenas ondas magnéticas espalhando-se a partir do núcleo do nosso planeta.

Bibliografia:

Artigo: Discovery of high-frequency-retrograde vorticity waves in the Sun
Autores: Chris S. Hanson, Shravan Hanasoge, Katepalli R. Sreenivasan
Revista: Nature Astronomy
DOI: 10.1038/s41550-022-01632-z
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Energia Solar
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos