Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Extraterrestres exploram a galáxia a bordo de planetas errantes?

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/06/2022

Extraterrestres podem colonizar a galáxia a bordo de planetas errantes?
A pesquisadora propõe inaugurar uma nova categoria de busca por inteligência alienígena: A busca por extraterrestres migrantes.
[Imagem: Keneeko/Pixabay]

Navegantes das galáxias

Os olhares desconfiados gerados ante a proposta de que o asteroide interstelar 'Oumuamua poderia ser uma sonda alienígena não parecem ter desencorajado a astrônoma Irina Romanovskaya.

Romanovskaya está propondo a possível existência de civilizações extraterrestres tão avançadas que elas podem pegar carona em planetas que vagam livremente pelas galáxias, transformando-os em naves para colonizar novos mundos.

Já se sabe há algum tempo sobre a existência dos chamados planetas interestelares, também conhecidos como planetas desgarrados, planetas nômades, planetas errantes, planetas órfãos etc - são planetas vagando solitários pelo espaço, não girando em torno de uma estrela hospedeira.

A proposta de Romanovskaya é que civilizações extraterrestres suficientemente avançadas podem deixar seus sistemas planetários de origem ante ameaças existenciais. Uma das maneiras de fazer isso seria migrar para um planeta errante e deixar que o Universo trace os novos rumos.

Naves planetárias

Planetas interestelares podem oferecer espaço e recursos naturais, bem como proteção contra radiação espacial, para populações muito grandes que quisessem embarcar em viagens interestelares. Seria tecnicamente impossível, propõe a pesquisadora, que enormes naves estelares, também chamadas de naves-mundo, possam oferecer as mesmas condições.

Civilizações extraterrestres também poderiam usar os planetas errantes para enviar espécies biológicas ou "pós-biológicas" para pesquisar o espaço interestelar, estrelas e sistemas planetários, ou estabelecer suas colônias em vários sistemas planetários para preservar e expandir suas civilizações, mesmo antes de enfrentar ameaças existenciais em seu planeta natal.

Romanovskaya vai ainda mais longe, e propõe que essas civilizações não precisam nem mesmo esperar por um planeta errante passando por suas vizinhanças: Elas poderiam usar sistemas de propulsão e eventos de assistência gravitacional para converter grandes objetos de seus sistemas planetários - como Sedna, no nosso Sistema Solar - em planetas errantes e enviá-los rumo às estrelas.

Como a hipótese é especulativa, a astrofísica não tropeça no fato de que não sabemos como um planeta interestelar se comporta em um ambiente eternamente mutável e seus impactos sobre sua atmosfera, seu campo magnético etc: "Sem energia solar, os extraterrestres poderiam usar a fusão nuclear controlada como fonte de energia, e eles poderiam habitar habitats subterrâneos e oceanos dos planetas errantes livres para serem protegidos da radiação espacial," propõe ela.

Extraterrestres podem colonizar a galáxia a bordo de planetas errantes?
As duas regiões demarcadas em vermelho mostram as possíveis origens do famoso sinal "Uau", mas seriam necessários no mínimo dois sinais para traçar a eventual rota de uma nave-planeta.
[Imagem: Alberto Caballero]

 

Extraterrestres nômades

Para descobrir extraterrestres navagando universo afora em planetas errantes, Romanovskaya propõe procurar certas assinaturas tecnológicas, ou tecnoassinaturas, como emissões eletromagnéticas produzidas por tecnologias e sinais de terraformação.

Ela tem até mesmo uma possível explicação para o misterioso sinal "Uau", detectado em 15 de Agosto de 1977 - e nunca mais depois disso; para Romanovskaya, o sinal pode ter sido emitido por uma civilização alienígena a bordo de um planeta interestelar, e apenas não achamos sua origem porque ela não está mais lá; deve estar longe, navegando pela galáxia.

Assim, atualmente, em algum lugar no espaço, a centenas de anos-luz de distância da Terra ou muito perto de nós, espécies biológicas inteligentes em migração, ou seres pós-biológicos com inteligência artificial, podem estar indo aonde ninguém jamais foi antes a bordo de planetas sem estrela, procurando por um novo lar.

Romanovskaya recomenda que a busca por tais viajantes espaciais faça parte de nossa busca por vida inteligente no Universo.

Ela chama isso de SMETI, sigla em inglês para "busca por inteligência extraterrestre migratória" (Search for Migrating Extraterrestrial Intelligence), o que colocaria a procura por essas naves planetárias ao lado das pesquisas conhecidas como SETA, sigla em inglês para "busca por artefatos extraterrestres" (Search for Extraterrestrial Artifacts), e SETI, ou "busca por inteligência extraterrestre" (Search for Extraterrestrial Intelligence).

Bibliografia:

Artigo: Migrating extraterrestrial civilizations and interstellar colonization: implications for SETI and SETA
Autores: Irina K. Romanovskaya
Revista: International Journal of Astrobiology
DOI: 10.1017/S1473550422000143
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Universo e Cosmologia
  • Exploração Espacial
  • Corpos Celestes
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos