Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Hubble revela brilho fantasmagórico em torno do Sistema Solar

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/12/2022

Hubble revela brilho fantasmagórico em torno do Sistema Solar
Esta ilustração mostra a localização e o tamanho da possível nuvem de poeira em nosso Sistema Solar.
[Imagem: NASA/ESA/Andi James (STScI)]

Brilho da poeira

Além de uma tapeçaria de estrelas e o brilho da Lua, o céu noturno parece escuro como tinta preta para o observador casual.

Mas será que é, de fato, totalmente escuro?

Para descobrir, astrônomos decidiram analisar 200.000 imagens do telescópio espacial Hubble e fizeram dezenas de milhares de medições nessas imagens para procurar qualquer brilho de fundo residual no céu, em um ambicioso projeto chamado Sky-Surf.

O interesse está em identificar qualquer luz restante depois de subtrair o brilho de planetas, estrelas, galáxias e poeira no plano do nosso Sistema Solar, a chamada luz zodiacal.

Quando a equipe concluiu esse inventário, de fato sobrou alguma luz, em uma intensidade minúscula, equivalente ao brilho constante de 10 vagalumes espalhados por todo o céu. É como apagar todas as luzes em uma sala fechada e ainda encontrar um brilho estranho vindo das paredes, do teto e do chão.

Os astrônomos sugerem que a explicação mais provável para esse brilho residual é que nosso Sistema Solar interno contém uma tênue esfera de poeira, provavelmente liberada por cometas, que estão caindo no Sistema Solar de todas as direções, e que o brilho é a luz do Sol refletida nessa poeira.

Se for real, essa concha de poeira pode ser uma nova adição à arquitetura do Sistema Solar. Embora passe a impressão de ser um local bem conhecido, nosso sistema na verdade tem oferecido uma riqueza de surpresas para os astrônomos ao longo dos últimos anos, incluindo túneis magnéticos, super-rodovias que permitiriam viagens ultrarrápidas, um segundo plano de alinhamento, uma população de asteroides de origem interestelar, meteoritos fósseis e muito mais.

Outros brilhos do Sistema Solar

A ideia de uma concha de poeira tem precedentes. Dados da sonda espacial New Horizons, que passou por Plutão em 2015 e um por um pequeno objeto do cinturão de Kuiper em 2018, e agora está indo para o espaço interestelar, revelou um brilho misterioso nos confins do Sistema Solar.

O sinal medido pela New Horizons é ainda mais fraco e de uma fonte mais distante do que a que o Hubble detectou. Suas medições foram feitas a uma distância de 7,5 bilhões a 8 bilhões de quilômetros do Sol, o que está bem fora do reino dos planetas e asteroides, mas também onde não há contaminação de poeira interplanetária.

A fonte da luz de fundo vista pela New Horizons também permanece inexplicável, embora existam inúmeras teorias, que vão desde o decaimento da matéria escura até uma enorme população invisível de galáxias remotas.

"Se nossa análise estiver correta, há outro componente de poeira entre nós e a distância onde a New Horizons fez as medições. Isso significa que é algum tipo de luz extra vinda de dentro do nosso Sistema Solar," disse Tim Carleton, da Universidade do Estado do Arizona. "Como nossa medição de luz residual é maior do que a da New Horizons, acreditamos que é um fenômeno local que não está muito longe do Sistema Solar. Pode ser um novo elemento para o conteúdo do Sistema Solar que foi hipotetizado, mas não medido quantitativamente até agora."

Bibliografia:

Artigo: SKYSURF: Constraints on Zodiacal Light and Extragalactic Background Light through Panchromatic HST All-sky Surface-brightness Measurements: II. First Limits on Diffuse Light at 1.25, 1.4, and 1.6 um
Autores: Timothy Carleton, Rogier A. Windhorst, Rosalia O'Brien, Seth H. Cohen, Delondrae Carter, Rolf Jansen, Scott Tompkins, Richard G. Arendt, Sarah Caddy, Norman Grogin, Scott J. Kenyon, Anton Koekemoer, John MacKenty, Stefano Casertano, Luke J. M. Davies, Simon P. Driver, Eli Dwek, Alexander Kashlinsky, Nathan Miles, Nor Pirzkal, Aaron Robotham, Russell Ryan, Haley Abate, Hanga Andras-Letanovszky, Jessica Berkheimer, Zak Goisman, Daniel Henningsen, Darby Kramer, Ci'mone Rogers, Andi Swirbul
Revista: The Astronomical Journal
Vol.: 164, Number 5
DOI: 10.3847/1538-3881/ac8d02

Artigo: SKYSURF: Constraints on Zodiacal Light and Extragalactic Background Light through Panchromatic HST All-sky Surface-brightness Measurements. I. Survey Overview and Methods
Autores: Rogier A. Windhorst, Timothy Carleton, Rosalia O'Brien, Seth H. Cohen, Delondrae Carter, Rolf Jansen, Scott Tompkins, Richard G. Arendt, Sarah Caddy, Norman Grogin, Anton Koekemoer, John MacKenty, Stefano Casertano, Luke J. M. Davies, Simon P. Driver, Eli Dwek, Alexander Kashlinsky, Scott J. Kenyon, Nathan Miles, Nor Pirzkal, Aaron Robotham, Russell Ryan, Haley Abate, Hanga Andras-Letanovszky, Jessica Berkheimer, John Chambers, Connor Gelb, Zak Goisman, Daniel Henningsen, Isabela Huckabee, Darby Kramer, Teerthal Patel, Rushabh Pawnikar, Ewan Pringle, Ci'mone Rogers, Steven Sherman, Andi Swirbul, Kaitlin Webber
Revista: The Astronomical Journal
Vol.: 164, Number 4
DOI: 10.3847/1538-3881/ac82af
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Universo e Cosmologia
  • Telescópios
  • Exploração Espacial

Mais tópicos