Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Imagens mostram robô Philae voando sobre cometa

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/11/2014

Imagens mostram robô Philae voando sobre cometa
A localização final do robô Philae ainda não é conhecida e não aparece nesta imagem.
[Imagem: ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team]

Surfando no cometa

Esta incrível sequência de imagens mostra a jornada do robô Philae conforme ele se aproxima e quica depois do primeiro toque na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, no último dia 12 de Novembro.

O mosaico abrange uma série de imagens capturadas pela câmera OSIRIS, a bordo da sonda Rosetta, ao longo de um período de 30 minutos.

As imagens foram feitas quando a sonda estava a 17,5 km do centro do cometa, ou cerca de 15,5 km da sua superfície. Elas têm uma resolução de 28 centímetros/pixel, e os detalhes são ampliações com 17 x 17 m.

A imagem obtida após a primeira aterragem, às 15:43 GMT (13:43 no horário de Brasília), confirma que a sonda estava se movendo rumo leste, como sugerido pelos dados retornados pelo experimento CONSERT, mas estava a uma velocidade de cerca de 50 centímetros por segundo (cm/s) - mais do que os 38 cm/s calculados previamente.

Localização desconhecida

A localização final do robô Philae ainda não é conhecida e não aparece nesta imagem.

Quando ele foi visualizado pela última vez, às 14:43 GMT (último quadro, no canto superior direito), o módulo ainda estava "voando". Ele bateu novamente no solo às 17h25 GMT, e depois pousou definitivamente às 17:32 GMT.

A equipe da ESA está confiante de que a combinação dos dados de telemetria do experimento CONSERT e as imagens do OSIRIS e de outras câmeras da sonda Rosetta permitirão revelar a localização do Philae nas próximas semanas.

Como pousou em uma área com pouca luz do Sol, o Philae completou sua missão científica usando suas baterias. Os engenheiros esperam que, conforme o cometa se aproxime do Sol, as condições de luz melhorem e o robô possa voltar a funcionar.

Pedra suja

Os cientistas ainda estão analisando os dados recebidos do Philae, e a única informação disponível até agora é que um dos experimentos, que deveria perfurar o solo do cometa para recolher amostras, quebrou quando foi acionado.

O experimento foi projetado para perfurar gelo, já que as teorias afirmavam que cometas eram "bolas de gelo sujo". Mas o material do 67P é muito mais duro, com a consistência similar às rochas do tipo arenito da Terra.

O gelo ainda não deu o ar da graça e as fotos mostram que o 67P é de fato uma "pedra suja", confirmando que cometas são mais parecidos com asteroides do que as teorias previam.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Espaciais
  • Corpos Celestes
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos