Plantão

NASA abre cápsula com amostras trazidas de asteroide

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/01/2024

NASA abre cápsula com amostras trazidas do asteroide Bennu
Primeira imagem da cápsula contendo as amostras coletadas do asteroide Bennu.
[Imagem: NASA/Erika Blumenfeld/Joseph Aebersold]

Amostras de asteroide

Quase quatro meses depois da chegada à Terra, a NASA finalmente abriu a cápsula da sonda espacial sonda espacial OSIRIS-REx contendo as amostras coletada do asteroide Bennu.

A sonda espacial foi lançada em 2016, com a missão de coletar amostras de um asteroide chamado Bennu, que tem uma chance em 2,5 mil de se chocar com a Terra por volta do ano 2135. As amostras foram coletadas em 2020, e a cápsula contendo as rochas chegaram à Terra em 24 de Setembro do ano passado.

Logo nos dias seguintes veio a primeira boa notícia, de que amostras inesperadas do asteroide haviam sido depositadas em uma parte da cápsula que não deveria conter nada.

Agora o local de armazenamento das amostras foi aberto e seu conteúdo apresentado ao público. Contudo, as amostras ainda terão que ser cuidadosamente retiradas, o que inclui cada valioso grão de poeira, e só então saberemos o quanto elas pesam.

O objetivo da missão era trazer ao menos 60 gramas de material, mas só no lado externo da cápsula os técnicos da NASA recolheram 70,3 gramas, o que garantiu a superação daquele objetivo.

A pesagem dessa parte principal das amostras do asteroide Bennu prosseguirá nos próximos dias. A NASA afirmou que, até o final deste ano, divulgará um atlas com cada pedrinha coletada. Fora algumas que serão mantidas em depósito lacrado para estudos no futuro, a maior parte será dividida entre várias equipes de várias partes do mundo para estudos.

NASA abre cápsula com amostras trazidas do asteroide Bennu
A NASA irá catalogar cada uma das pedrinhas, que serão distribuídas entre cientistas de várias partes do mundo.
[Imagem: NASA/Erika Blumenfeld/Joseph Aebersold]

Rumo a Apófis

A missão OSIRIS-REx ainda não acabou. Depois de passar pela Terra para deixar sua cápsula, a sonda espacial principal entrou em uma complexa rota que a levará para estudar um outro asteroide, Apófis, que já foi considerado uma ameaça à Terra.

Medindo cerca de 340 metros de diâmetro, o asteroide Apófis saiu da lista de ameaças conforme dados mais atualizados corrigiram sua órbita. Contudo, o estudo detalhado e mais próximo a ser feito pela OSIRIS-REx poderá novamente exigir que os cálculos sejam refeitos, e o risco deverá ser recalculado.