Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

NASA diz ter encontrado depósitos de gelo na Lua

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/08/2018

NASA diz ter encontrado depósitos de gelo na Lua
A imagem mostra a distribuição do gelo na superfície do Pólo Sul (à esquerda) e do Pólo Norte (à direita) da Lua. Azul representa os locais de gelo, plotados sobre uma imagem da superfície lunar, onde a escala de cinza corresponde à temperatura da superfície (quanto mais escuro, mais frio).
[Imagem: NASA]

Água nos pólos da Lua

Depois de analisar dados da sonda espacial Chandrayaan-1, lançada pela Índia em 2008, a NASA anunciou ter encontrado indícios de água congelada nos pólos Sul e Norte da Lua.

Shuai Li (Universidade do Havaí) e Richard Elphic (Centro de Pesquisas Ames da NASA) usaram dados do instrumento Mapeador da Mineralogia da Lua (M3), que foi construído pela NASA e foi à Lua a bordo da sonda indiana.

No ano passado, a agência norte-americana já havia feito um anúncio polêmico sobre água na Lua usando dados do mesmo instrumento - o problema é que o anunciado mapa da água na superfície da Lua era um mapa de moléculas hidroxila (OH), e não exatamente de água.

Mas agora Li e seus colegas são mais taxativos: "Nós encontramos evidências diretas e definitivas para o gelo de água exposto na superfície nas regiões polares lunares." E, apesar dos anúncios anteriores, da descoberta de água na Lua - versão 2009 e da descoberta de água na Lua - versão 2010, a NASA reafirma que "esta é a primeira vez que os cientistas observaram diretamente evidências definitivas de gelo de água na superfície da Lua".

O instrumento M3 teria sido capaz não apenas de identificar a presença de gelo de água na Lua, mas também coletar informações que distinguem água líquida, vapor e gelo sólido.

A maior parte do gelo descoberto está nas crateras dos pólos porque ali as temperaturas são baixíssimas por causa da inclinação do eixo de rotação da Lua, que deixam essas regiões praticamente no escuro.

Dúvidas sobre as águas da Lua e de Marte

Por que demorou 10 anos para que dados tão importantes fossem interpretados e viessem a público?

O enigma fica maior quando se leva em conta uma estranha nota publicada pela mesma NASA sobre o recente anúncio de um lago subterrâneo com água em estado líquido em Marte, feito por cientistas da Agência Espacial Italiana.

Embora a NASA seja sócia do instrumento usado pela equipe italiana, a nota demonstra um ceticismo incompatível com a prontidão que a agência espacial norte-americana sempre demonstrou em noticiar "descobertas" de água na Lua e em Marte, ressaltando que é necessário buscar outras linhas de interpretação para os dados - outras linhas de interpretação também têm lançado dúvidas sobre os anúncios de descobertas de água feitas pela própria NASA.

Sobre aquele mesmo anúncio do lago marciano, o professor Bruce Campbell, responsável por um dos instrumentos da sonda MRO, da NASA, que orbita Marte desde 2006, disse em entrevista à National Geographic que "Nós não vimos essas reflexões [do radar, que mostram o eventual lago subterrâneo em Marte] em nossos dados." Mas a equipe da MRO anunciou diversos indícios de água em Marte, o último deles em 2015.

Bibliografia:

Artigo: Direct evidence of surface exposed water ice in the lunar polar regions
Autores: Shuai Li, Paul G. Lucey, Ralph E. Milliken, Paul O. Hayne, Elizabeth Fisher, Jean-Pierre Williams, Dana M. Hurley, Richard C. Elphic
Revista: Proceedings of the National Academy of Sciences
Vol.: 201802345
DOI: 10.1073/pnas.1802345115
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais
  • Monitoramento Ambiental

Mais tópicos