Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Saturno pode estar dando à luz a uma nova lua

Com informações da NASA - 17/04/2014

Nascimento de uma nova lua em Saturno
O objeto foi localizado na borda externa do anel A de Saturno - o mais externo dos grandes anéis do planeta.
[Imagem: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute]

Nascer de uma lua

A sonda espacial Cassini flagrou o que pode ser a formação de um pequeno objeto gelado nos anéis de Saturno, eventualmente uma nova lua.

"Nunca havíamos visto nada como isso antes," disse Carl Murray, da Universidade Queen Mary, no Reino Unido. "Nós podemos estar olhando para o ato de nascimento, com este objeto deixando os anéis e saindo para ser uma lua independente."

Contudo, até o momento não há sinais de que o objeto esteja crescendo, e ele pode mesmo estar se esfacelando.

Mas o processo de sua formação e seu movimento para fora do anel ajuda na compreensão de como as luas geladas de Saturno, incluindo a nebulosa Titã e a "oceânica" Encélado, podem ter-se formado a partir de anéis mais maciços há muito tempo.

O processo também não é muito diferente do que se acredita ter levado à formação da Terra e dos outros planetas do nosso Sistema Solar a partir da nebulosa planetária inicial.

Protuberâncias

O objeto foi localizado na borda externa do anel A de Saturno - o mais externo dos anéis grande e mais brilhantes do planeta.

Um desses "distúrbios" é um arco cerca de 20% mais brilhante do que sua vizinhança, medindo 1.200 km de comprimento por 10 km de largura.

A sonda Cassini também revelou protuberâncias incomuns no perfil normalmente suave na borda do anel, o que pode estar sendo causado pelos efeitos gravitacionais de um outro objeto próximo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Sondas Espaciais
  • Universo e Cosmologia
  • Metais e Ligas

Mais tópicos