Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa hoje em todo o Brasil

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/10/2009

Semana Nacional de Tecnologia começou hoje em todo o Brasil
A finalidade da Semana de Ciência e Tecnologia é mobilizar a população, em especial as crianças e os jovens, em torno da ciência e da tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.
[Imagem: MCT]

Começa hoje, 19, a 6ª edição da Semana Nacional de Tecnologia, com eventos para estudantes e para o público em geral em todo o país.

A finalidade principal do evento é mobilizar a população, em especial as crianças e os jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Cientistas brasileiros

Os organizadores pretendem mostrar também a importância da ciência e da tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. A Semana Nacional de Tecnologia possibilitará que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Com o tema Ciência no Brasil, o evento vai lembrar a história da inovação tecnológica no país e os feitos de grandes cientistas brasileiros, como a descoberta da Doença de Chagas pelo médico Carlos Chagas e a construção do primeiro balão de ar quente.

11 mil atividades científicas

Em todo o país, o evento estará presente em 350 cidades, envolvendo 500 instituições em mais de 11 mil atividades. Estão exposições interativas, feiras de ciência, mostras de filmes educativos, oficinas e palestras. A lista de atividades ainda inclui espetáculos teatrais, programação online e observações astronômicas.

A Semana Nacional de Tecnologia também comemora os 150 anos do naturalista suíço Emílio Goeldi, que dá nome ao Museu Paraense Emílio Goeldi, um dos principais centros de pesquisas e estudos sobre a Amazônia.

Entrada gratuita

Em Brasília, um grande centro de exposições foi montado na Esplanada dos Ministérios. O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, participa da abertura oficial da Semana daqui a pouco, às 11h.

Todos os eventos têm entrada gratuita, embora alguns exijam agendamento prévio. Mais informações sobre os eventos em todo o país estão disponíveis no site da Semana Nacional de Tecnologia, no endereço http://semanact.mct.gov.br.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Sites de Pesquisa
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos