Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Sonda Juno mostra lua Europa de Júpiter em resolução inédita

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/09/2022

Sonda Juno mostra lua Europa de Júpiter em resolução inédita
É a melhor foto de Europa já feita, com resolução de 1km por píxel.
[Imagem: NASA/JPL-Caltech/SWRI/MSSS]

Rasante na lua

A sonda espacial Juno foi lançada em 2011 para estudar Júpiter, onde chegou em 2016.

Agora, ela fez a melhor foto já tirada da lua Europa, a primeira desde que a sonda Galileo fotografou a mesma lua, em 2000 - a sonda Galileo chocou-se com Júpiter de modo programado em 2003.

Juno sobrevoou Europa a 352 km de altitude, apenas um quilômetro mais alto do que a Galileo, mas a câmera da Juno é mais nova e de maior capacidade. A Juno já havia fotografado a lua Ganimedes no ano passado.

Como a sonda estava voando muito baixo, a imagem é parcial, mas permite ver detalhes do relevo próximo ao equador da lua com resolução sem precedentes.

Além disso, devido ao contraste entre luz e sombra visto ao longo do terminador (a fronteira entre os lados do dia e da noite), as características do terreno acidentado são facilmente visíveis, com projeções de sombra revelando picos elevados, enquanto as cristas e vales claros e escuros se curvam pela superfície. O poço oblongo perto do terminador pode ser uma cratera de impacto antiga.

"Esta primeira foto é apenas um vislumbre da nova e notável ciência que vem de todo o conjunto de instrumentos e sensores de Juno, que capturaram dados enquanto voávamos sobre a crosta gelada da lua," disse Scott Bolton, chefe científico da missão.

Durante o sobrevoo, além das imagens de maior resolução da lua já feitas (1 quilômetro por píxel), a sonda obteve dados sobre a estrutura, interior, composição da superfície e ionosfera da concha de gelo de Europa, além de medições da interação da lua com a magnetosfera de Júpiter. Esses dados ainda serão analisados e serão objeto de artigos científicos a serem publicados no futuro.

Sonda Juno mostra lua Europa de Júpiter em resolução inédita
A região do terminador destacou a altitude do relevo da lua.
[Imagem: NASA/JPL-Caltech/SWRI/MSSS]

Vida em Europa

Europa é a sexta maior lua do Sistema Solar, um pouco menor que a lua da Terra, e considerada um dos locais mais promissores para procurar vida extraterrestre no Sistema Solar.

Os astrônomos acreditam que há um oceano salgado abaixo de uma camada de gelo de quilômetros de espessura, levantando questões sobre as condições potenciais capazes de sustentar a vida sob a superfície de Europa.

Esses dados adicionais sobre a geologia de Europa ajudarão a planejar futuras missões à lua, incluindo a sonda Clipper. Com lançamento previsto para 2024, a Clipper estudará a atmosfera, a superfície e o interior da lua, com o principal objetivo de determinar se existem lugares abaixo da superfície de Europa que possam suportar vida.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Sondas Espaciais
  • Exploração Espacial
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos