Espaço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/09/2022

Telescópio Webb faz sua primeira foto direta de um exoplaneta
O planeta foi fotografado em diferentes bandas de luz infravermelha.
[Imagem: NASA/ESA/CSA, A Carter (UCSC)/ERS 1386 team/A. Pagan (STScI)]

Foto direta de um exoplaneta

Cumprindo mais uma de suas promessas, o telescópio espacial James Webb fez sua primeira imagem direta de um planeta fora do nosso Sistema Solar.

O exoplaneta, chamado HIP 65426 b, é um gigante gasoso, o que significa que ele não tem superfície rochosa e não poderia ser habitável.

Ao contrário do telescópio Hubble, que faz imagens na luz visível, e também já havia feito imagens diretas de exoplanetas, o Webb enxerga o Universo na faixa do infravermelho. Nesta observação, o planeta foi visto através de quatro filtros de luz diferentes, mostrando a capacidade do infravermelho ver através da poeira estelar, captando apenas o calor daquele mundo superquente.

Em cada imagem dos diferentes filtros o planeta aparece como uma bolha de luz de formato ligeiramente diferente. Isso ocorre por causa das particularidades do sistema óptico do Webb e como ele "traduz" a luz através das diferentes ópticas, para que possamos ver essas frequências, que o olho humano não consegue captar.

Como o HIP 65426 b está cerca de 100 vezes mais distante de sua estrela hospedeira do que a Terra está do Sol, ele está suficientemente distante da estrela para que Webb possa facilmente separar o planeta da estrela na imagem - o exoplaneta tem um brilho mais de 10.000 vezes mais fraco que sua estrela hospedeira no infravermelho próximo e alguns milhares de vezes mais fraco no infravermelho médio.

"Este é um momento transformador, não apenas para o Webb, mas também para a astronomia em geral," disse o professor Sasha Hinkley, da Universidade de Exeter, no Reino Unido, que liderou a equipe de observação - o telescópio James Webb é fruto de uma colaboração internacional entre a CSA (Agência Espacial Canadense), ESA (Agência Espacial Europeia) e NASA (agência espacial norte-americana).

Telescópio Webb faz sua primeira foto direta de um exoplaneta
O planeta aparece diferente em diferentes comprimentos de onda devido a como o Webb converte cada cor de luz.
[Imagem: NASA/ESA/CSA, A Carter (UCSC)/ERS 1386 team/A. Pagan (STScI)]

Planeta jovem

O exoplaneta visto pelo Webb tem algo entre 6 e 12 vezes a massa de Júpiter, e estas novas observações podem ajudar a definir essa faixa de maneira mais precisa. E ele é muito jovem, com cerca de 15 a 20 milhões de anos, em comparação com os 4,5 bilhões de anos da Terra.

Os astrônomos descobriram esse planeta em 2017 usando o instrumento SPHERE no telescópio VLT, no Chile, e conseguiram fazer imagens dele usando comprimentos de onda na faixa do infravermelho curto.

A visão de Webb, em comprimentos de onda infravermelhos mais longos, revela novos detalhes que os telescópios terrestres não seriam capazes de detectar devido ao brilho infravermelho intrínseco da atmosfera da Terra.

Os pesquisadores ainda estão analisando os dados dessas novas observações e só então irão publicar um artigo científico com todas as suas conclusões.